POLITECNIA E CURRÍCULO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE ENSINO: CONTEXTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO

Autores

  • Jessica de Almeida Cunha
  • Deuzilene Marques Salazar
  • Cácia Samira de Sousa Campos
  • Maria Lucilene Menezes Umbelino
  • Cirlande Cabral Silva

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v4iEspecial.634

Resumo

Discute a relação entre politecnia e currículo integrado na atual configuração da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica através da contextualização histórica e dos desafios para a implementação de um currículo que integre a educação básica e profissional. Inclui pesquisa bibliográfica e interpreta a visão de autores que corroboram com o tema. Apresenta as origens da Rede Federal de Ensino no Brasil e as políticas adotadas em relação a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Reflete sobre a relação entre politecnia e o currículo integrado para o fortalecimento das ações na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica relacionadas a forma integrada do Ensino Profissional e Tecnológico de nível médio. Avalia dificuldades da implantação e efetivação do currículo integrado na educação profissional técnica integrada de nível médio. Conclui que mudanças legislativas a partir de 2003 possibilitaram a integração da Educação Básica à Educação Profissional inspirada na politecnia e salienta que é necessário continuar investindo em ações que promovam a real integração curricular visando um ensino politécnico que auxilie na emancipação da classe trabalhadora.

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Publicado

2020-04-30