POLITECNIA E CURRÍCULO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE ENSINO: CONTEXTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v4iEspecial.634Resumo
Discute a relação entre politecnia e currículo integrado na atual configuração da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica através da contextualização histórica e dos desafios para a implementação de um currículo que integre a educação básica e profissional. Inclui pesquisa bibliográfica e interpreta a visão de autores que corroboram com o tema. Apresenta as origens da Rede Federal de Ensino no Brasil e as políticas adotadas em relação a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Reflete sobre a relação entre politecnia e o currículo integrado para o fortalecimento das ações na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica relacionadas a forma integrada do Ensino Profissional e Tecnológico de nível médio. Avalia dificuldades da implantação e efetivação do currículo integrado na educação profissional técnica integrada de nível médio. Conclui que mudanças legislativas a partir de 2003 possibilitaram a integração da Educação Básica à Educação Profissional inspirada na politecnia e salienta que é necessário continuar investindo em ações que promovam a real integração curricular visando um ensino politécnico que auxilie na emancipação da classe trabalhadora.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.