Uma ferramenta para ajudar na gestão universitária
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v5i1.746Palavras-chave:
Avaliação; Educação Superior; Gestão Universitária; Experiência de Usuário.Resumo
Este artigo apresenta uma plataforma que possibilita realizar, em tempo real, a coleta de dados relacionados à experiência dos discentes com o ambiente acadêmico. A plataforma tem como base a submissão de perguntas aos alunos nos seus smartphones e o armazenamento das respostas numa base de dados. Desta forma, os responsáveis pelo controle da qualidade acadêmica ou os próprios professores podem acompanhar a percepção dos alunos com relação às ações metodológicas adotadas, melhorias na infraestrutura dos cursos e da própria universidade. Para verificar as potencialidades da plataforma foi realizado um experimento durante dois meses com 147 discentes. Com os resultados apresentados, é possível perceber que o uso de técnicas de medição da experiência do usuário, quando praticadas dentro do contexto educacional, atrelada a tecnologias, revelam resultados ricos para decisões dos gestores acadêmicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) mantém os direitos autorais dos seus artigos sem restrições.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.