O ENFOQUE CTSA E O ENSINO INTEGRADO
aproximações teóricas
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v4i3.454Palavras-chave:
CTSA., Educação Profissional., Formação Integrada.Resumo
Este artigo discute as possibilidades de articulação entre o enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia Sociedade e Ambiente) e o projeto de Ensino Integrado. A partir de um levantamento bibliográfico baseado em alguns dos principais autores de ambos os campos, este estudo foi estruturado em três fases: a primeira correspondeu a uma discussão histórica sobre o movimento CTSA seguida de sua proposta de ensino; a segunda fase foi composta pela descrição das bases conceituais do Ensino Integrado, seus pressupostos formativos e a compreensão do Trabalho enquanto essência do homem e princípio educativo; a terceira e última fase ocupou-se em vincular as duas primeiras, demonstrando a confluência teórica que existe entre o enfoque CTSA e o Ensino Integrado. Ao traçar as considerações finais, sinalizou-se a importância de um currículo que contemple a integração dessas abordagens mas, ao mesmo tempo, tendo em mente que a formação integral se dá no próprio processo de ensino e aprendizagem, sendo fundamental a existência de práticas pedagógicas relevantes à construção da cidadania.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.