APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE HIPERTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE USANDO FACEBOOK E YOUTUBE
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v2i1.369Palavras-chave:
Educação Profissional, Agentes Comunitários de Saúde, Hipertensão Arterial, Rede Social, FacebokResumo
Este artigo apresenta um estudo piloto de utilização das Redes Sociais Facebook e YouTube para a formação em serviço de Agentes Comunitários em Saúde (ACS), sobre temas da Hipertensão Arterial, no município de Aimorés – MG. No desenvolvimento de um processo educativo de caráter colaborativo e interprofissional, a estratégia de ensino desenvolvida ocorreu a partir das demandas de aprendizagem dos próprios ACS, relacionadas com os desafios de atendimento aos usuários da Atenção Básica em Aimorés. Foram produzidos 4 casos investigativos, uma videoaula e um processo exitoso de formação semipresencial de 5 ACS, com a participação de profissionais de três instituições públicas de pesquisa e ensino do país. Esse estudo pode contribuir nas discussões sobre formas de uso eficiente das Redes Sociais no desenvolvimento de processos educacionais e de trabalho interprofissional em Saúde no Brasil.
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