QUESTÕES E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM CITOTECNOLOGIA NO BRASIL

Autores

  • Leandro Medrado
  • Simone Maia Evaristo
  • Renato Matos Lopes

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v3i1.375

Palavras-chave:

Educação Profissionalizante, Citopatologia, Técnicas Citológicas

Resumo

O citotécnico é fundamental para as políticas de controle de câncer e vem sendo alvo de diversas ações governamentais. O objetivo deste estudo é apresentar reflexões que auxiliem na compreensão sobre a natureza das atividades desse grupo, apontando questões relevantes para a sua formação. Para tal, apresentamos um histórico de como tem caminhado a Educação Profissional deste técnico no Brasil, e indicamos a necessidade de avaliar os impactos das ações governamentais sobre estes trabalhadores, principalmente no que tange às determinações do PROFAPS; sua responsabilização na emissão dos laudos técnicos; as confusões geradas pelas diversas terminologias aplicadas a esta área; a carga de trabalho excessiva e sua relação com laudos errados, e a necessidade de recertificação dos profissionais.

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Publicado

15-06-2019

Como Citar

MEDRADO, Leandro; MAIA EVARISTO, Simone; MATOS LOPES, Renato. QUESTÕES E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM CITOTECNOLOGIA NO BRASIL. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 19–36, 2019. DOI: 10.36524/profept.v3i1.375. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/375.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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