QUESTÕES E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM CITOTECNOLOGIA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v3i1.375Palavras-chave:
Educação Profissionalizante, Citopatologia, Técnicas CitológicasResumo
O citotécnico é fundamental para as políticas de controle de câncer e vem sendo alvo de diversas ações governamentais. O objetivo deste estudo é apresentar reflexões que auxiliem na compreensão sobre a natureza das atividades desse grupo, apontando questões relevantes para a sua formação. Para tal, apresentamos um histórico de como tem caminhado a Educação Profissional deste técnico no Brasil, e indicamos a necessidade de avaliar os impactos das ações governamentais sobre estes trabalhadores, principalmente no que tange às determinações do PROFAPS; sua responsabilização na emissão dos laudos técnicos; as confusões geradas pelas diversas terminologias aplicadas a esta área; a carga de trabalho excessiva e sua relação com laudos errados, e a necessidade de recertificação dos profissionais.
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