Educação e Desenvolvimento Local no Brasil Contemporâneo – anotações para um debate

Autores

  • Rosa Cristina Monteiro
  • Romaro Silva
  • Gabriel de Araujo Santos
  • Sandra Regina Grregório

DOI:

https://doi.org/10.36524/ept.v1i1.362

Palavras-chave:

Globalização, Multiculturalismo, Interculturalidade, Comunicação, Ambiente

Resumo

Este é um ensaio analítico crítico no qual são traçadas algumas tendências históricas da relação trabalho-educação-desenvolvimento no Brasil, com ênfase na implantação das políticas públicas de educação profissional nos primeiros anos do século XXI e seus impactos nas orientações pedagógicas. Com base no exercício permanente da pesquisa científica conduzida por pós-graduandos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com atuação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o artigo realça a importância de incorporar o multiculturalismo e a interculturalidade como questões epistemológicas fundamentais e define alguns princípios a serem considerados em novas objetivações no campo científico da educação. Os autores definem três eixos estruturantes para uma agenda educacional profissional no Brasil, na perspectiva do desenvolvimento local: território e territorializações; saberes curriculares contextualizados; hibridação cultural.

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Publicado

15-12-2017

Como Citar

CRISTINA MONTEIRO, Rosa; SILVA, Romaro; DE ARAUJO SANTOS, Gabriel; REGINA GRREGÓRIO, Sandra. Educação e Desenvolvimento Local no Brasil Contemporâneo – anotações para um debate. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 106–119, 2017. DOI: 10.36524/ept.v1i1.362. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/362.. Acesso em: 24 dez. 2024.

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