A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS?

Autores

  • Fabrício Gurkewicz Ferreira
  • Lediane Fani Felzke
  • Lediane Fani Felzke

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v4iEspecial.632

Resumo

Esse artigo é o resultado da análise dos entendimentos que um grupo de alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), campus Ji-Paraná, possui a respeito da temática indígena no âmbito escolar, em especial as suas corporalidades, e a sua presença na disciplina de Educação Física. Para o percurso metodológico foi escolhida a pesquisa de natureza qualitativa e caráter exploratório. Como resultado de nossas análises verificamos que os alunos reconhecem a importância do estudo dos conhecimentos indígenas e de sua viabilidade nas aulas de Educação Física bem como desconhecem a compreensão desses povos a respeito de suas corporalidades e tiveram pouco contato com conteúdos que se relacionavam com as culturas indígenas em sua vida escolar.

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Publicado

30-04-2020

Como Citar

FERREIRA, Fabrício Gurkewicz; FELZKE, Lediane Fani; FELZKE, Lediane Fani. A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS?. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 4, n. Especial, p. 19–37, 2020. DOI: 10.36524/profept.v4iEspecial.632. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/632.. Acesso em: 22 dez. 2024.