Educação e Desenvolvimento Local no Brasil Contemporâneo – anotações para um debate
DOI:
https://doi.org/10.36524/ept.v1i1.362Palavras-chave:
Globalização, Multiculturalismo, Interculturalidade, Comunicação, AmbienteResumo
Este é um ensaio analítico crítico no qual são traçadas algumas tendências históricas da relação trabalho-educação-desenvolvimento no Brasil, com ênfase na implantação das políticas públicas de educação profissional nos primeiros anos do século XXI e seus impactos nas orientações pedagógicas. Com base no exercício permanente da pesquisa científica conduzida por pós-graduandos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com atuação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o artigo realça a importância de incorporar o multiculturalismo e a interculturalidade como questões epistemológicas fundamentais e define alguns princípios a serem considerados em novas objetivações no campo científico da educação. Os autores definem três eixos estruturantes para uma agenda educacional profissional no Brasil, na perspectiva do desenvolvimento local: território e territorializações; saberes curriculares contextualizados; hibridação cultural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.