O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional: considerações preliminares

Autores

  • Rony Cláudio de Oliveira Freitas
  • Cristhianny Bento Barreiro
  • Ruberley Rodrigues de Souza
  • Frederico Souzalima Caldoncelli Franco
  • Rogério Murta

DOI:

https://doi.org/10.36524/ept.v1i1.359

Palavras-chave:

ProfEPT, Educação Profissional e Tecnológica, Mestrado Profissional

Resumo

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi constituída pela Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. A partir daí a rede tem experimentado um grande crescimento e, principalmente, um espalhamento pelo território brasileiro, com uma positiva interiorização da oferta, com a premissa básica de levar para uma grande diversidade de localidades educação de qualidade agregada à oferta de formação técnica, mas também graduação e pós-graduação, alinhando, de maneira harmônica, pesquisa, ensino e extensão. Essa expansão e experimentação de novos modelos de oferta tem levado a Rede a pensar em estratégias que possam minimizar os impactos do rápido crescimento e manter a qualidade já reconhecida pela sociedade brasileira. Uma dessas estratégias foi a constituição de um Mestrado ofertado em todo o território nacional, com a participação das instituições que compõem a Rede Federal (inicialmente 18 delas), o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Neste texto são apresentadas algumas bases teóricas que sustentam a criação e a condução desse Mestrado, bem como sua forma de organização e estruturação, cuja oferta intenta, principalmente, contribuir para a melhoria dos processos de ensino na Educação Profissional e Tecnológica - EPT e consolidar a Rede Federal como produtora de conhecimentos em EPT.

Publicado

15-12-2017

Como Citar

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional: considerações preliminares. (2017). Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 1(1), 74-89. https://doi.org/10.36524/ept.v1i1.359

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)