ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL:

UMA PROPOSTA PARA ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO COM BASE NA TEORIA DE VIGOTSKI

Autores

  • VANESSA TEODORO IFMS
  • Dante Alighieri Alves de Mello

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v7i3.1208

Palavras-chave:

escolha profissional, Ifes, nuvem de palavras, orientação profissional online, Vigotski

Resumo

RESUMO: Constam neste artigo os resultados preliminares de uma oficina de orientação profissional em formato online para jovens concluintes de curso técnico integrado ao ensino médio. Sob a base teórica sociohistórica de Vigotski, desenvolveram-se quatro módulos na plataforma Moodle que foram apresentados aos quinze inscritos de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, em outubro de 2020. As análises pautadas na metodologia microgenética focaram-se nos registros das participações nos fóruns, questionários e elaboração de nuvens de palavras. A proposta foi efetiva em seus objetivos, pois ao final, os discursos apresentaram indícios da internalização de conceitos trabalhados na oficina, indicando a expansão de suas consciências quanto ao tema proposto.

Downloads

Publicado

22-03-2024

Como Citar

TEODORO, VANESSA; MELLO, Dante Alighieri Alves de. ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL:: UMA PROPOSTA PARA ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO COM BASE NA TEORIA DE VIGOTSKI. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 87–107, 2024. DOI: 10.36524/profept.v7i3.1208. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1208.. Acesso em: 7 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 171

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.