O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL USADO NO MERCADO DE SOFTWARES, NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E NA LITERATURA CIENTÍFICA

Autores

  • Diogo Martins Gonçalves de Morais Faculdade de Tecnologia Termomecanica e Universidade Federal do ABC
  • Victor Inácio de Oliveira Faculdade de Tecnologia Termomecanica
  • Alex Paubel Junger Faculdade de Tecnologia Termomecanica e Universidade Cruzeiro do Sul
  • Júlio Francisco Blumetti Facó Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v4i2.557

Palavras-chave:

inteligência artificial, conceituação, reconhecimento de padrões, associação de dados, tomada de decisão

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de confrontar o conceito de Inteligência Artificial adotado pelo mercado, instituições de ensino de educação tecnológica e literatura científica, fazendo emergir um conceito único, a partir de suas convergências e divergências. Para tanto, foram envolvidos representantes do mercado, da academia e da literatura científica, representados por empresários desenvolvedores de sistemas de computação que declaram comercializar sistemas de Inteligência Artificial, professores universitários que lecionam Inteligência Artificial nas instituições educacionais e por fim, artigos científicos que tratam da Inteligência Artificial na literatura. Por meio de uma análise bibliométrica e entrevistas com empresários e professores universitários, o estudo apresentou similaridades e dissimilaridades acerca do conceito empregado por esses três universos distintos, concluindo ser possível obter uma definição que considerasse as três vertentes abordadas, e que é apresentada nesse artigo.

Biografia do Autor

Diogo Martins Gonçalves de Morais, Faculdade de Tecnologia Termomecanica e Universidade Federal do ABC

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista e doutor em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Atualmente é professor em regime integral da Fundação Salvador Arena (Faculdade de Tecnologia Termomecanica), avaliador de cursos de graduação do Ministério da Educação e pesquisador vinculado ao programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão da Inovação da Universidade Federal do ABC. 

Victor Inácio de Oliveira, Faculdade de Tecnologia Termomecanica

Professor da Faculdade de Tecnologia Termomecanica

Alex Paubel Junger, Faculdade de Tecnologia Termomecanica e Universidade Cruzeiro do Sul

Professor da Faculdade de Tecnologia Termomecanica e Universidade Cruzeiro do Sul

Júlio Francisco Blumetti Facó, Universidade Federal do ABC

Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Gestão da Inovação

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Publicado

2020-08-30