TARQUÍNIO DE SOUZA FILHO E O ENSINO PROFISSIONAL NO IMPÉRIO:
INSPIRAÇÕES INTELECTUAIS E ESPAÇO DE SOCIABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8iEspecial.3138Palavras-chave:
Tarquínio de Souza Filho, Inspirações intelectuais, Sociedade Central de Imigração.Resumo
O presente artigo analisa as ideias de Tarquínio de Souza Filho à luz de suas influências intelectuais e de seus espaços de sociabilidade. Procuramos demonstrar como autores do porte de Celestin Hippeau e Antônio da Costa de Sousa de Macedo foram fundamentais para que Tarquínio pensasse um projeto de educação profissional inspirado em iniciativas de outros países e que contemplasse um público mais amplo. Ao mesmo tempo, tentamos entender a importância que a Sociedade Central de Imigração, instituição da qual o autor foi membro e diretor, teve para se pensar uma educação que pudesse servir como um atrativo para a vinda de imigrantes estrangeiros para o país. Ao final, defendemos que estas referências são indispensáveis para se entender como Tarquínio pôde defender o que ele chamou de “ensino técnico”, que batia de frente com a educação dominante até então, propedêutica, elitista e avessa ao trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.