PLATAFORMA RAEG – FERRAMENTA DE REGISTRO E ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.

Autores

  • Oscar Praga de Souza Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Gabriel Couto Assis Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Emerson de Souza Costa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v8iEspecial.3134

Palavras-chave:

egressos, acompanhamento, educação profissional e tecnológica

Resumo

O acompanhamento dos egressos da Educação Profissional e Tecnológica – EPT é de suma importância para avaliar se o “perfil do egresso” previsto nos projetos pedagógicos dos cursos, a partir da avaliação do caminho percorrido pelos ex-alunos após o término de seus cursos, foi atingido. As produções científicas que se dedicam ao estudo deste tema, abordam temáticas que abrangem a realidade e aspirações dos egressos em relação à inserção no mundo do trabalho, a continuação de seus estudos, assim como, a implementação e avaliação de políticas públicas desta modalidade. Para além reconhecer a relevância desse acompanhamento é premente reconhecer também que a sua consecução traz várias dificuldades para os gestores das instituições que reconhecem sua importância, porém, entendem-na como uma ação de médio a longo prazo, que prescinde de considerável planejamento e alocação de recursos e de pessoal que estas instituições, via de regra, não dispõem. Este artigo se propõe, à luz de trabalhos que abordam os desafios do acompanhamento de egressos e da pesquisa de campo realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT e que lhe dá origem, apresentar uma ferramenta, voltada para uso de diretores e coordenadores de curso, e que tem por finalidade  permitir uma automatização nos procedimentos inerentes ao acompanhamento dos egressos da EPT, permitindo um trabalho em bloco, evitando a necessidade de abordagens individuais e auxiliando estes no processo de busca  de informações junto aos egressos, como também, a análise, a comparação e o arquivamento destas informações.

Biografia do Autor

  • Oscar Praga de Souza, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Mestre em Educação Profissional e Tencológica pelo CEFET-MG. Possui graduação em Administração Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto (2013). Possui pos-graduação em Licitações e Contratos Administrativos pelo Centro Universitário Estácio/Uniseb. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

  • Gabriel Couto Assis, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Graduando em Engenharia da Computação. Possui experiência em desenvolvimento de software, tanto em frontend quanto em backend, possui conhecimento nas linguagens C#, C++, JS, Python e Flutter.

  • Emerson de Souza Costa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Doutor em Engenharia Mecânica pela UFMG, Mestre em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG e licenciado em Matemática pela UFV. É docente permanente no Mestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT no CEFET-MG. Tem experiência nas áreas de Ensino e Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, Matemática, Matemática Aplicada e Computacional.

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Publicado

06-03-2025

Como Citar

PRAGA DE SOUZA, Oscar; COUTO ASSIS, Gabriel; DE SOUZA COSTA, Emerson. PLATAFORMA RAEG – FERRAMENTA DE REGISTRO E ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 80–95, 2025. DOI: 10.36524/profept.v8iEspecial.3134. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/3134.. Acesso em: 15 ago. 2025.

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