MINICURSO POLÍTICAS PÚBLICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA POPULAÇÃO NEGRA NA EPT:

COMPREENDER PARA ATUAR

Autores

  • Marciana Liberata da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET--MG Divinópolis
  • Rodrigo Alves dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG/ Campus Divinópolis
  • Flávio Raimundo Giarola Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG Divinópolis

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v8iEspecial.2752

Palavras-chave:

Minicurso, Relações étnico-raciais, formação continuada, técnicos administrativos, Educação profissional e tecnológica

Resumo

O presente texto tem por objetivo apresentar a criação, a implementação e as reflexões geradas a partir da execução de um produto educacional sob a forma de um minicurso intitulado Políticas Públicas de Ação Afirmativa para População Negra na EPT: Compreender para Atuar. Trata-se de um curso de formação continuada construído a partir de dados coletados junto a Técnicos Administrativos atuantes em uma das unidades do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais localizada no interior dessa unidade da federação. Nesse contexto, buscou-se compreender, a partir de uma pesquisa qualitativa exploratória, qual era o nível de conhecimento que Técnicos Administrativos de diferentes setores de uma escola da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica possuíam da legislação que regula os novos parâmetros escolares das relações étnico-raciais e Ações Afirmativas voltados para as pessoas negras na Educação Profissional e Tecnológica para, com os dados coletados, implementar um curso de formação continuada de curta duração voltado para esse público-alvo, relacionado à temática em questão. Com o detalhamento do processo de construção, de implementação e de avaliação do minicurso como o Produto Educacional e as consequentes reflexões de que trataram este artigo, o presente trabalho contribui, com dados e constatações, para mostrar a potência que existe na proposta de estimular, por meio da formação continuada de qualidade, que as atuações e intervenções dos Técnicos Administrativos em Educação das escolas de Educação Profissional e Tecnológica tenham protagonismo no projeto de construção de uma sociedade brasileira mais justa, democrática e inclusiva.

Biografia do Autor

  • Marciana Liberata da Silva , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET--MG Divinópolis

    Técnica Administrativa do campus Divinópolis do CEFET-MG

    Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo CEFET-MG

     

  • Rodrigo Alves dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG/ Campus Divinópolis

    Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Cultura do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Campus Divinópolis, atuando em cursos técnicos de nível médio, na educação de nível superior e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Possui graduação em Letras Licenciatura, com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Expressão Portuguesa pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Ciências e Praticas Educativas pela Universidade de Franca (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Educação, Linguagem e suas Tecnologias, atuando como professor e pesquisador principalmente nos seguintes temas: formação de leitores e leitura literária; análise de livros e manuais didáticos para o ensino de Português língua materna e estrangeira; formação de professores, didática, métodos e técnicas de ensino/aprendizagem no ensino médio e no superior; uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação de leitores em contextos escolares (nível médio e superior) e não escolares.

  • Flávio Raimundo Giarola, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG Divinópolis

    Professor do PPG PROFEPT CEFET-MG

    Professor de História do Departamento de Formação Geral do CEFET-MG Divinópolis

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Publicado

06-03-2025

Como Citar

LIBERATA DA SILVA , Marciana; ALVES DOS SANTOS, Rodrigo; GIAROLA, Flávio Raimundo. MINICURSO POLÍTICAS PÚBLICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA POPULAÇÃO NEGRA NA EPT:: COMPREENDER PARA ATUAR. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 208–228, 2025. DOI: 10.36524/profept.v8iEspecial.2752. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/2752.. Acesso em: 15 ago. 2025.

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