MINICURSO POLÍTICAS PÚBLICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA POPULAÇÃO NEGRA NA EPT:
COMPREENDER PARA ATUAR
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8iEspecial.2752Palavras-chave:
Minicurso, Relações étnico-raciais, formação continuada, técnicos administrativos, Educação profissional e tecnológicaResumo
O presente texto tem por objetivo apresentar a criação, a implementação e as reflexões geradas a partir da execução de um produto educacional sob a forma de um minicurso intitulado Políticas Públicas de Ação Afirmativa para População Negra na EPT: Compreender para Atuar. Trata-se de um curso de formação continuada construído a partir de dados coletados junto a Técnicos Administrativos atuantes em uma das unidades do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais localizada no interior dessa unidade da federação. Nesse contexto, buscou-se compreender, a partir de uma pesquisa qualitativa exploratória, qual era o nível de conhecimento que Técnicos Administrativos de diferentes setores de uma escola da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica possuíam da legislação que regula os novos parâmetros escolares das relações étnico-raciais e Ações Afirmativas voltados para as pessoas negras na Educação Profissional e Tecnológica para, com os dados coletados, implementar um curso de formação continuada de curta duração voltado para esse público-alvo, relacionado à temática em questão. Com o detalhamento do processo de construção, de implementação e de avaliação do minicurso como o Produto Educacional e as consequentes reflexões de que trataram este artigo, o presente trabalho contribui, com dados e constatações, para mostrar a potência que existe na proposta de estimular, por meio da formação continuada de qualidade, que as atuações e intervenções dos Técnicos Administrativos em Educação das escolas de Educação Profissional e Tecnológica tenham protagonismo no projeto de construção de uma sociedade brasileira mais justa, democrática e inclusiva.
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