A MULHER GESTORA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BENEDITA PEREIRA BRASIL:

LUTAS E DESAFIOS

Autores

  • Elaine Pinto Sousa IFPA
  • Ana Paula Palheta Santana IFPA

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v9i1.2124

Palavras-chave:

educação profissional e tecnológica, história de vida, mulher gestora, trabalho, gênero

Resumo

 Este artigo objetiva compreender como foi a trajetória profissional da gestora Benedita Pereira Brasil, na Educação Profissional na escola Júlia Gonçalves Passarinho, no município de Santarém/PA.  A pesquisa foi realizada com Benedita Pereira Brasil e mais quatro gestores educacionais que participaram de seu itinerário profissional. A pesquisa desenvolveu-se ancorada metodologicamente na História de vida, a partir de uma abordagem qualitativa. A escolha metodológica de análise do corpus de pesquisa incidiu sobre a Análise Textual Discursiva. O processo de análise das narrativas dos participantes partiu de duas categorias definidas a priori: lutas e desafios. Benedita Pereira Brasil não conhecia a dimensão que proporcionou seu trabalho enquanto liderança e como as suas experiências ressignificariam na prática destes gestores que participaram da pesquisa e que fomentam a educação no município de Santarém, no Pará

Biografia do Autor

  • Ana Paula Palheta Santana, IFPA

    Doutora em Antropologia. Professora titular do Instituto Federal do Pará (IFPA).  Pró-reitora de Pesquisa, Pós graduação e Inovação no IFPA

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Publicado

07-10-2025

Como Citar

PINTO SOUSA, Elaine; SANTANA, Ana Paula Palheta. A MULHER GESTORA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BENEDITA PEREIRA BRASIL:: LUTAS E DESAFIOS. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 50–66, 2025. DOI: 10.36524/profept.v9i1.2124. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/2124.. Acesso em: 8 out. 2025.

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