A MULHER GESTORA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BENEDITA PEREIRA BRASIL:
LUTAS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v9i1.2124Palavras-chave:
educação profissional e tecnológica, história de vida, mulher gestora, trabalho, gêneroResumo
Este artigo objetiva compreender como foi a trajetória profissional da gestora Benedita Pereira Brasil, na Educação Profissional na escola Júlia Gonçalves Passarinho, no município de Santarém/PA. A pesquisa foi realizada com Benedita Pereira Brasil e mais quatro gestores educacionais que participaram de seu itinerário profissional. A pesquisa desenvolveu-se ancorada metodologicamente na História de vida, a partir de uma abordagem qualitativa. A escolha metodológica de análise do corpus de pesquisa incidiu sobre a Análise Textual Discursiva. O processo de análise das narrativas dos participantes partiu de duas categorias definidas a priori: lutas e desafios. Benedita Pereira Brasil não conhecia a dimensão que proporcionou seu trabalho enquanto liderança e como as suas experiências ressignificariam na prática destes gestores que participaram da pesquisa e que fomentam a educação no município de Santarém, no Pará
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Elaine Pinto Sousa, Ana Paula Palheta Santana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.