REFORMULAÇÃO DO PROJETO INTEGRADOR NO ENSINO MÉDIO EM INFORMÁTICA:
A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8i3.2099Palavras-chave:
integração, ensino médio em informática, projeto integrador, educação profissional e tecnológicaResumo
A necessidade de integrar componentes curriculares na formação técnica e profissional tem sido um tema recorrente desde a implantação do ensino remoto na Educação, no esforço da retomada às aulas durante e após a pandemia da Covid-19. Por sua vez, a integração requer avaliação contínua nos processos de ensino e aprendizagem e na adoção de metodologia inovativas para a práxis docente que considerem objetivos a serem alcançados pelos estudantes. Este relato de experiência apresenta a trajetória da reformulação da componente curricular Projeto Integrador, presente no Projeto Pedagógico do Curso do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, no processo de inovação para implantação da integração. Metodologicamente, busca um modelo para consolidar o atendimento às diretrizes curriculares pautadas na BNCC. Como resultados alcançados, percebe-se a interdisciplinaridade e o alcance dos objetivos propostos à disciplina, bem como, o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação pelo público-alvo e a satisfação do corpo docente pela oportunidade de práticas advindas da capacitação continuada. Dado isso, revela novas possibilidades de avaliação e inovação, bem como aponta novos conhecimentos que coadunam com a missão institucional no alcance de uma formação inovadora, inclusiva, pautada no respeito à diversidade e à sustentabilidade, de forma integrada à sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos, Kadidja Valéria Reginaldo de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.