A IDENTIDADE INSTITUCIONAL DOCENTE NO IFCE:
UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE A CONSTRUÇÃO E O SEU FORTALECIMENTO ATRAVÉS DOS DOCUMENTOS HISTÓRICOS OFICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8i3.1430Palavras-chave:
identidade institucional, docência, institutos federaisResumo
Esse artigo traz uma reflexão sobre a identidade institucional docente que tem sido fundamental na busca pelos rumos ideais das mudanças na educação profissional tecnológica. Os Institutos Federais criaram, ao longo dos anos, atos normativos específicos para assegurar não apenas sua sobrevivência, mas, principalmente, esclarecer sua identidade de atuação docente com viés multidisciplinar. Partindo dessa premissa, ao identificarmos uma nova institucionalidade e sua complexidade, encontramos documentos oficiais relevantes que buscam essa finalidade. Entre eles, podemos apontar a Lei de criação dos Institutos Federais, Lei No 11.892, de 28 de dezembro de 2008, o seu Projeto Pedagógico Institucional (PPI); a Resolução do Conselho Superior (Consup) No 39, de 22 de agosto de 2020, que aprova a Regulamentação das Atividades Docentes (RAD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Essa pesquisa, tem como objetivo central analisar tais documentos referenciais buscando correlações com os processos de constituição da identidade docente na educação profissional local de modo a identificar coerência entre eles e os mecanismos de fortalecimento constante e/ou transformação sustentável para nossa identidade institucional e docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Os resultados apontam para uma percepção que estamos ainda em processo de amadurecimento de nossa “nova institucionalidade”, devido aos inúmeros e complexos processos de mudanças em suas diretrizes de atuação e propostas pedagógicas nos seus mais de 100 anos de existência, e que os mecanismos previstos nesses documentos oficiais precisam ser mais difundidos e discutidos nos diversos fóruns pela comunidade acadêmica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ANA CLÁUDIA UCHÔA ARAÚJO, MARCIO ALVES BEZERRA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.