A CARREIRA NO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÉCNICA E TECNOLÓGICA E O PERFIL DO DOCENTE SEM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA NO IFRN
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v4i1.536Palavras-chave:
Carreira Docente; Regime de trabalho; Professores sem dedicação exclusiva.Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos relacionados a carreira do docente que atua na esfera da Educação Básica Técnica e Tecnológica – EBTT com enfoque nos elementos referentes ao regime de trabalho. Optamos pela realização de pesquisa bibliográfica e documental. Apresentamos como se condiciona ao longo da história a carreira do docente que leciona na EBTT. Discutimos a institucionalização do regime de trabalho docente. Apontamos as legislações que definem e direcionam as atribuições do professor nessa esfera. Analisamos aspectos relacionados ao perfil do docente do IFRN a partir dos documentos institucionais, enfatizando a pouca representatividade e a atuação daqueles que a exercem fora do regime de Dedicação Exclusiva. Concluímos, elucidando a necessidade de que seja dada ênfase as diferentes formas de se assumir a docência, destacando a realização de estudos futuros que possam aprofundar o debate em torno das contribuições e eventuais limites que estes docentes com perfil diferenciado enfrentam no processo de ensino.
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