O PERFIL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO:

o caso do IFNMG – Campus Avançado Janaúba

Autores

  • Bruna Tatianne Moura de Queirós
  • Tânia de Freitas Resende UFMG

Palavras-chave:

Institutos Federais, perfil de alunos, ensino médio integrado

Resumo

O objetivo deste artigo é colocar em debate o perfil atual dos alunos que acessam o ensino médio integrado da Rede Federal de Educação, a partir de evidências de modificações desse perfil ao longo do tempo. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica, recorrendo ao Google Acadêmico e ao Banco de Teses e Dissertações da CAPES; pesquisa documental e um estudo de caso no IFNMG - Campus Janaúba. Concluímos que, apesar das limitações para traçar o perfil geral dos alunos da Rede Federal, e de a renda familiar desses alunos não ser em geral alta, parece haver uma tendência de aumento da procura dos Institutos Federais por grupos relativamente mais favorecidos. No caso do Campus Janaúba, verifica-se que o nível de escolaridade dos pais é bastante superior ao predominante no município.

Biografia do Autor

  • Bruna Tatianne Moura de Queirós

    Assistente Social do IFNMG - Campus Avançado Janaúba. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da UFMG.

  • Tânia de Freitas Resende, UFMG

    Doutora em Educação, UFMG; Professora da FaE-UFMG; Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social.

Downloads

Publicado

21-09-2023

Como Citar

O PERFIL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO:: o caso do IFNMG – Campus Avançado Janaúba. (2023). Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 7(2), 1-19. https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1262

Artigos Semelhantes

51-60 de 171

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.