O PERFIL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO:
o caso do IFNMG – Campus Avançado Janaúba
Palavras-chave:
Institutos Federais, perfil de alunos, ensino médio integradoResumo
O objetivo deste artigo é colocar em debate o perfil atual dos alunos que acessam o ensino médio integrado da Rede Federal de Educação, a partir de evidências de modificações desse perfil ao longo do tempo. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica, recorrendo ao Google Acadêmico e ao Banco de Teses e Dissertações da CAPES; pesquisa documental e um estudo de caso no IFNMG - Campus Janaúba. Concluímos que, apesar das limitações para traçar o perfil geral dos alunos da Rede Federal, e de a renda familiar desses alunos não ser em geral alta, parece haver uma tendência de aumento da procura dos Institutos Federais por grupos relativamente mais favorecidos. No caso do Campus Janaúba, verifica-se que o nível de escolaridade dos pais é bastante superior ao predominante no município.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.