PROJETO DE VIDA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COMO ESTRATÉGIA DE PERMANÊNCIA E ÊXITO
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v7i3.1226Palavras-chave:
projeto de vida, habilidades socioemocionais, vulnerabilidade socioeconômica, currículoResumo
A evasão e a retenção estudantil são temáticas recorrentes nas pesquisas educacionais. São fenômenos que forjam desigualdades, desconsideram as juventudes, interrompendo sonhos, invisibilizando realidades. Este artigo traz uma proposição de ação interventiva pedagógica a partir da elaboração de projetos de vida como estratégia para redução tanto da evasão quanto da retenção no Ensino Médio Integrado (EMI). A ação fundamentou-se nas orientações da Base Nacional Comum Curricular e no entendimento da evasão e retenção de forma complexa e intensificada pela condição de vulnerabilidade socioeconômica. Apresenta-se uma oficina que integra uma sequência didática e que tem como objetivo estabelecer laços de amizade e fraternidade entre os colegas de turma. Entende-se que essa é uma possibilidade de ação para minimizar a evasão e retenção escolar, mas que precisa estar coordenada a outras, de forma interdisciplinar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.