CORTES ORÇAMENTÁRIOS E CONTINGENCIAMENTOS DE RECURSOS DA EDUCAÇÃO:

IMPACTOS NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL BAIANO, CAMPUS SENHOR DO BONFIM.

Autores

  • Adriano dos Santos Moraes Instituto Federal Baiano
  • Jéssica Silva Almeida Instituto Federal Baiano

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v7i3.1340

Palavras-chave:

Bloqueios e cortes de recursos, Instituições Federais de Ensino, Política Pública de Assistência Estudantil, Vulnerabilidade socioeconômica, Evasão escolar

Resumo

Esta pesquisa visa avaliar e dimensionar o impacto sofrido pela Política de Assistência Estudantil (PAE) no Instituto Federal Baiano, Campus Senhor do Bonfim, em face dos reiterados cortes orçamentários e contingenciamentos de recursos da área da Educação. Parte-se do pressuposto de que é imperiosa e extremamente necessária a adoção de ações e programas assistenciais para mitigar os efeitos diretos e indiretos deletérios ocasionados pela desigualdade social brasileira, sendo, portanto, fundamental que haja o financiamento, no montante adequando, dessas políticas públicas. Para que os objetivos propostos na pesquisa fossem alcançados, utilizou-se uma abordagem qualitativa e os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e levantamentos de dados. Os resultados alcançados pela pesquisa apontam a necessidade de aperfeiçoamento e fortalecimento do financiamento da PAE do IF Baiano, dada a importância dessa política no desideratum de superação dos obstáculos, impedimentos e barreiras ao desempenho acadêmico exitoso, considerando que a PAE tem contribuído, em certa medida, para que os(as) estudantes em vulnerabilidade socioeconômica percebam os meios materiais necessários ao seu bem estar biopsicossocial e acadêmico, colaborando assim para a permanência e êxito dos(das) estudantes beneficiados(as) por essa política pública e para o enfrentamento do fenômeno da evasão escolar, especialmente no atual cenário pandêmico. Identificamos a necessidade de aprofundamento da pesquisa e da realização de novos estudos, principalmente para acompanhar com maior acuidade o desempenho acadêmico dos(das) estudantes beneficiados(as) pela PAE ao longo desse período de Pandemia.

Biografia do Autor

  • Jéssica Silva Almeida, Instituto Federal Baiano

    Bacharel em Direito (UNEB) e Pós-graduada em Direito Constitucional Aplicado, Técnica Administrativa em Educação, Instituto Federal Baiano, Telefone: 75 99929-2929, Loteamento Morada da Bela Vista, Rua Sucupira, nº 229, Bairro: Maria Preta, CEP: 44.570-000; e-mail: j.salmeida@hotmail.com.

Downloads

Publicado

22-03-2024

Como Citar

MORAES, Adriano dos Santos; ALMEIDA, Jéssica Silva. CORTES ORÇAMENTÁRIOS E CONTINGENCIAMENTOS DE RECURSOS DA EDUCAÇÃO: : IMPACTOS NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL BAIANO, CAMPUS SENHOR DO BONFIM. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 52–72, 2024. DOI: 10.36524/profept.v7i3.1340. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1340.. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 171

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.