O PROEJA PELAS LENTES DE SEUS ALUNOS E PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8i1.1210Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Proeja, Autorregulação da AprendizagemResumo
Objetiva-se investigar as características, dificuldades enfrentadas e estratégias utilizadas por alunos do Proeja para a organização de seus hábitos de estudo, sob a perspectiva de estudantes e profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvida a partir de questionários e entrevistas. Observou-se, em sua maioria, alunos adultos, desempregados, com filhos e heterogêneos quanto às idades, trajetória escolar, desempenho acadêmico e motivos específicos de matrícula no curso. Verificou-se a importância, para os participantes, das estratégias procura de ajuda social de colegas e procura de informação (internet), assim como a necessidade de melhor utilização das estratégias estabelecimento de objetivos e planejamentos e procura de ajuda social de professores, entre outras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.