O PROEJA PELAS LENTES DE SEUS ALUNOS E PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Amanda Pereira Pedrosa Colégio Pedro II
  • Kátia Regina Xavier da Silva Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v8i1.1210

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Proeja, Autorregulação da Aprendizagem

Resumo

Objetiva-se investigar as características, dificuldades enfrentadas e estratégias utilizadas por alunos do Proeja para a organização de seus hábitos de estudo, sob a perspectiva de estudantes e profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvida a partir de questionários e entrevistas. Observou-se, em sua maioria, alunos adultos, desempregados, com filhos e heterogêneos quanto às idades, trajetória escolar, desempenho acadêmico e motivos específicos de matrícula no curso. Verificou-se a importância, para os participantes, das estratégias procura de ajuda social de colegas e procura de informação (internet), assim como a necessidade de melhor utilização das estratégias estabelecimento de objetivos e planejamentos e procura de ajuda social de professores, entre outras.

Biografia do Autor

  • Amanda Pereira Pedrosa, Colégio Pedro II

    Mestranda em Educação Profissional e Teconológica. Técnica em Assuntos Educacionais no Colégio Pedro II.

  • Kátia Regina Xavier da Silva, Colégio Pedro II

    Possui pós-doutorado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professora Titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II, com atuação na Pós-graduação, no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica dessa instituição e no Ensino Médio Regular e PROEJA. É líder do Grupo de Pesquisas e Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação na Educação (GEPEAIINEDU) e Coordenadora do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED), ambos vinculados à Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do CPII. É membro da Linha de Pesquisa de Educação em Saúde do Grupo de Doenças Degenerativas da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Desenvolve pesquisas na área da formação de professores e da Educação em Saúde.

Downloads

Publicado

05-09-2024

Como Citar

O PROEJA PELAS LENTES DE SEUS ALUNOS E PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM. (2024). Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 8(1), 114-130. https://doi.org/10.36524/profept.v8i1.1210

Artigos Semelhantes

91-100 de 176

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.