APLICAÇÃO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS

Autores

  • GISELE CARVALHO DA SILVA NOGUEIRA Instituto Federal Fluminense
  • Carina Silva Rangel Dimas

Palavras-chave:

TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS; TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA; CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO; CONHECIMENTOS SUBSUNÇORES; CURRÍCULO

Resumo

O presente estudo surge da necessidade de investigação sobre a abordagem dos Temas Contemporâneos Transversais (TCT’s), como prática educativa a fim de ativar conhecimentos subsunçores nos discentes, esses, oriundos da Teoria da Aprendizagem Significativa, desenvolvida pelo psicólogo David Paul Ausubel (25 de outubro de 1918 - 09 de julho de 2008). Com embasamento na pesquisa bibliográfica e documental constatou-se que a aplicação dos TCT’s no âmbito educacional, faz com que o aluno consiga relacionar os conteúdos escolares com o seu meio social, de forma a colaborar para que os saberes sejam críticos e reflexivos. Nessa perspectiva a teoria da aprendizagem significativa deve estar atrelada aos TCT´s de modo interdependente para que o docente ative os conhecimentos prévios do educando e paralelamente construa novos conhecimentos relacionando os TCT’s aos conteúdos escolares.

Downloads

Publicado

2021-07-22

Como Citar

NOGUEIRA, G. C. D. S., & Dimas, C. S. R. . (2021). APLICAÇÃO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 5(1), 62-72. Recuperado de https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1037