APLICAÇÃO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v5i1.1037Palavras-chave:
TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS; TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA; CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO; CONHECIMENTOS SUBSUNÇORES; CURRÍCULOResumo
O presente estudo surge da necessidade de investigação sobre a abordagem dos Temas Contemporâneos Transversais (TCT’s), como prática educativa a fim de ativar conhecimentos subsunçores nos discentes, esses, oriundos da Teoria da Aprendizagem Significativa, desenvolvida pelo psicólogo David Paul Ausubel (25 de outubro de 1918 - 09 de julho de 2008). Com embasamento na pesquisa bibliográfica e documental constatou-se que a aplicação dos TCT’s no âmbito educacional, faz com que o aluno consiga relacionar os conteúdos escolares com o seu meio social, de forma a colaborar para que os saberes sejam críticos e reflexivos. Nessa perspectiva a teoria da aprendizagem significativa deve estar atrelada aos TCT´s de modo interdependente para que o docente ative os conhecimentos prévios do educando e paralelamente construa novos conhecimentos relacionando os TCT’s aos conteúdos escolares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) mantém os direitos autorais dos seus artigos sem restrições.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.