Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - ISSN: 2236-2150

A Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica publica textos científicos produzidos em língua portuguesa ou espanhola, nos formatos de artigos científicos (empírico, experimental ou teórico) e ensaios, organizados em seis linhas temáticas norteadas pelo texto central, a saber: a) Ensino de Ciências e Matemática, b) Ensino de Humanidades, c) Formação Inicial e Continuada de Professores, d) Tecnologias Educacionais e Recursos Didáticos, e) Educação Profissional, e f) Diversidade e Inclusão Social, todos no contexto da Educação Científica e Tecnológica. e-ISSN: 2236-2150. Ano de Início: 2011. Qualis da Capes: Administração - B4; Ciências Ambientais - B2; Engenharia III - B5; Engenharia IV - B5; Ensino - B1; Interdisciplinar - C; Letras - B5; Seviço Social - B5.

Indexadores Nacionais: Diadorim, OASISBr e  Sumários.org.

Indexadores Internacionais: GoogleAcadêmico, LA Referencia e ResearchBib.

Licença Creative Commons
O trabalho Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica de Instituto Federal do Espírito Santo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/issue/archive.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/about.

Português - Recomendações:

1 - O manuscrito deve ter um caráter inédito, não sendo submetido em nenhuma outra revista, além dessa.

2 - Para baixar as normas de publicação, o usuário deverá estar cadastrado na revista.

3 - Indexadores Nacionais (Brasil): DiadorimOASISBr e  Sumários.org.

4 - Indexadores Internacionais: GoogleAcadêmicoLA Referencia e ResearchBib, Criative Commons.

5 - Recomenda-se que trabalhos derivados de apresentação em evento, tenham o título modificado com acréscimo/modificação da parte textual de, pelo menos, 30% em relação ao original.

6 - A citação (direta ou indireta), ou parafraseamento de parte de textos já publicados na literatura científica, deve ser referenciada no manuscrito. Recomenda-se o uso de softwares que analise as questões de plágio textual, quando não houver citação da referência.

7 - A submissão do manuscrito é exclusivamente eletronicamente no site da Revista Eletrônica DECT: http://ojs.ifes.edu.br.

8 - O processo de acompanhamento do andamento da análise e da resposta poderão ser feitas no próprio site e por e-mail. Contatos, quando necessários, poderão ser feitos pelo e-mail: revistadect@gmail.com.

Español - Recomendaciones:

1 - El manuscrito debe tener un carácter único, que no sea objeto de otra revista, más allá de eso.

2 - Para descargar las normas de publicación, el usuario debe estar registrado en la revista.

3 - Indexadores Nacionales (Brasil): DiadorimOASISBr e  Sumários.org.

4 - Indexadores Internacionales: GoogleAcadêmicoLA Referencia e ResearchBib, Criative Commons.

5 - Se recomienda cuando el artículo se deriva de trabajar de presentación en evento, han cambiado el título y haga la adición/modificación de la parte textual de al menos el 30% en comparación con el original. 

6 - La citación (directo o indirecto), o parafraseando parte de los textos ya publicados en la literatura científica, debe estar referenciada en el manuscrito. Se recomienda el uso de software para analizar los problemas de plagio de texto cuando no hay ninguna citación de referencia.

7 - Presentación del manuscrito es exclusivamente en formato electrónico en el sitio web de la revista electrónica DECT: http://ojs.ifes.edu.br.

8 - El proceso de seguimiento del progreso del análisis y la respuesta se pueden realizar en el mismo sitio y por correo electrónico. Contactos, cuando sea necesario, se pueden hacer por e-mail: revistadect@gmail.com.

Português:

Serão aceitos para publicação textos científicos produzidos em língua portuguesa ou espanhola com resumo em língua portuguesa ou espanhola - e inglesa (abstract).  Serão aceitos os seguintes formatos para publicação:

  • artigos científicos (empírico, experimental ou teórico): documento inédito oriundo de pesquisa científica. Os dados devem ser originais e destinados exclusivamente para esta revista, não tendo sido publicado integralmente em nenhum outro veículo. São esperados textos com 10 a 25 páginas.
  • ensaio: Uma reflexão desenvolvida a partir de um levantamento bibliográfico, produzindo uma discussão acerca de uma das temáticas da revista DECT. Espera-se textos com mínimo de 10 páginas.
  • resenha de livro ou de tese/dissertação: Uma reflexão desenvolvida sobre a obra, produzindo uma discussão críticas acerca de uma das temáticas da revista DECT. Espera-se textos com mínimo de 10 páginas.

A Revista Eletrônica DECT passará a ser organizada em seis linhas temáticas norteadas pelo texto central - Educação Científica e Tecnológica, a saber:

  1. Ensino de Ciências e Matemática no contexto da Educação Científica e Tecnológica. Este tema reúne os estudos que tratam das políticas educacionais, do currículo, das práticas pedagógicas e das metodologias de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino de Ciências e Matemática.
  2. Ensino de Humanidades no contexto da Educação Científica e Tecnológica. Este tema reúne os estudos que tratam das políticas educacionais, do currículo, das práticas pedagógicas e das metodologias de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino de Humanidades.
  3. Formação Inicial e Continuada de Professores no contexto da Educação Científica e Tecnológica. Este tema reúne os estudos que tratam das políticas educacionais, do currículo, das práticas pedagógicas, das representações sociais no contexto da formação inicial e continuada de professores.
  4. Tecnologias Educacionais e Recursos Didáticos no contexto da Educação Científica e Tecnológica. Este tema reúne estudos que tratam dos recursos didáticos, das tecnologias educacionais e do uso dos ambientes virtuais de aprendizagem no contexto das tecnologias educacionais.
  5. Educação Profissional no contexto da Educação Científica e Tecnológica.  Neste tema concentram-se os estudos que tratam da educação profissional nas diferentes modalidades e nas diferentes etapas educacionais (educação infantil, educação básica e educação superior).
  6. Diversidade e Inclusão Social no contexto da Educação Científica e Tecnológica. Neste tema concentram-se os estudos que tratam da ideia ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão e de abordagem, heterogeneidade e variedade. Neste item estão incluídas as questões culturais, educação de jovens e adultos, direito humano, diversidade sexual, biodiversidade, psicologia, e do discurso presente na difusão do conhecimento.

Español

Los textos deben estar escritos en portugués o español con resumen en portugués o en español e inglés (abstract). Los siguientes formatos serán aceptados para su publicación:

  • artículos científicos (empíricos, teóricos o experimentales): Documento inédito provenir de la investigación científica. Los datos deben ser originales y destinados exclusivamente a esta revista no ha sido publicado en su totalidad en cualquier otro vehículo. Se espera que los textos con 10 a 25 páginas. En este artículo se incluyen la revisión bibliográfica de artículos y reseñas críticas.
  • prueba académica: Una reflexión desarrollada a partir de una literatura científica, produciendo una discusión acerca de un tema de educación - centrarse en un área de la revista DECT. Se espera que los textos con un mínimo de 10 páginas.
  • reseña de libros o tesis/disertación: Una reflexión sobre el trabajo desarrollado, produciendo una discusión crítica sobre uno de los temas de la revista DECT. Se espera que los textos con un mínimo de 10 páginas.

La Revista Electrónica DECT se estructura en seis líneas temáticas guiadas por el texto central - Educación Científica y Tecnológica, a saber:

  1. Enseñanza de las ciencias y matemáticas en el contexto de la educación científica y tecnológica. Este problema reúne a los estudios que se ocupan de las políticas educativas, planes de estudios, prácticas pedagógicas y metodologías de enseñanza y aprendizaje en el contexto de la ciencia y la enseñanza de la matemática.
  2. Enseñanza de humanidades en el contexto de la educación científica y tecnológica. Este problema reúne a los estudios que se ocupan de las políticas educativas, planes de estudios, prácticas pedagógicas y metodologías de enseñanza y aprendizaje en el contexto de la educación humanidades.
  3. Formación inicial y continua de maestro en el contexto de la educación científica y tecnológica. Este problema reúne a los estudios que se ocupan de las políticas educativas, planes de estudios, prácticas pedagógicas, las representaciones sociales en el contexto de maestro inicial y continua.
  4. Recursos educativos y tecnologías en el contexto de la educación científica y tecnológica. Este tema reúne los estudios dedicados a los recursos educativos, tecnologías de la educación y el uso de entornos virtuales de aprendizaje en el contexto de las tecnologías educativas.
  5. Formación profesional en el contexto de la educación científica y tecnológica. En esta edición los estudios de enfoque frente a la formación profesional de diferentes maneras y en diferentes etapas educativas (educación de la primera infancia, la educación básica y la educación superior).
  6. Diversidad y inclusión social en el contexto de la educación científica y tecnológica. Este tema se centró estudios que se ocupan de la idea ligada a los conceptos de la pluralidad, la multiplicidad, diferentes ángulos de visión y el enfoque, la heterogeneidad y variedad. En este artículo se incluyen los temas culturales, los jóvenes y la educación de adultos, los derechos humanos, la diversidad sexual, la biodiversidad, la psicología, y esta palabra en la difusión del conocimiento.

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Publicado: 2017-06-01
 
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v. 7, n. 01 (2017): Abril


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