(Re)avaliação dos indicadores de Alfabetização Científica no Parque Zoobotânico do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, Santa Teresa-ES
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v15i1.3168Palavras-chave:
museu de ciências, educação científica, educação não formal, espaço não formal, Mata AtlânticaResumo
A alfabetização científica (AC) é um processo contínuo ao longo da vida das pessoas e os museus de ciência, como espaços de educação não formal, desempenham um papel relevante na promoção da leitura e interpretação do mundo através da ciência. Este estudo investigou os potenciais de AC na área física visitável do parque zoobotânico do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão (MBML), sede do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), no Espírito Santo, Brasil. Para tanto, utilizou-se a ferramenta teórico-metodológica dos Indicadores de Alfabetização Científica (Marandino et al. 2018), composta por quatro indicadores: científico, interface social, institucional e interação. A pesquisa, realizada em 2022 e reavaliada em 2024, revelou que os indicadores científico e interação estão presentes e abordados de forma mais aprofundada, enquanto os indicadores institucional e interface social apresentaram menor destaque e profundidade. Em 2024, na sua reavaliação o parque pontuou aumentando o nível de aprofundamento e a presença de outros atributos não identificados em 2022. A análise também identificou lacunas relacionadas à disposição e acessibilidade das informações, sugerindo estratégias para ampliar a clareza e a visibilidade das comunicações, especialmente nos aspectos sociais e institucionais. Os resultados reforçam o potencial do MBML em contribuir significativamente para o processo de AC dos visitantes, desde que sejam implementadas melhorias nos elementos avaliados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.