Alfabetização e Literatura Infantil no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

Autores

  • Schirlen Pancieri Lima Universidade Federal do Espirito Santo - Ufes
  • Cleonara Maria Schwartz Universidade Federal do Espirito Santo
  • Fernanda Zanetti Becalli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)
  • Leticia Queiroz de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v15i1.2911

Palavras-chave:

Alfabetização. Literatura infantil. Pnaic.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre alfabetização e literatura no Pnaic, por meio da análise documental e da perspectiva bakhtiniana de linguagem como aporte teórico-metodológico. Investiga como os discursos materializados nos documentos do Pnaic, Língua Portuguesa, Ano 1, conceituam a alfabetização de crianças e propõem o trabalho com a literatura infantil na alfabetização. Conclui que o programa adota a perspectiva construtivista, tendo a palavra como unidade de ensino. A literatura é utilizada como recurso para o deleite e para estimular a reflexão sobre o sistema de escrita alfabética, relegando-a a um lugar secundário na formação de leitores de textos e da vida.

Biografia do Autor

  • Schirlen Pancieri Lima, Universidade Federal do Espirito Santo - Ufes

    Professora Pedagoga no Município de Vila Velha - ES. Licenciatura plena em Pedagogia - 2010, pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. Pós graduada em Educação Profissional e Tecnológica - 2011 - 2012, pelo Centro de Educação a Distância - Cead/Ifes, campus Colatina. Pós graduada em Coordenação Pedagógica - 2014 - 2015, pela Universidade Federal do Espirito Santo - Ufes. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espirito Santo - Ifes, campus Vitória, 2018. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGE/Ufes - 2022/2 a 2026/1, Linha de Pesquisa: Educação e Linguagens, sob orientação da Professora Doutora Cleonara Maria Schwartz.

  • Cleonara Maria Schwartz, Universidade Federal do Espirito Santo

    Licenciada em Letras-Português e Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio pós-doutoral em Educação junto à Universidade de São Paulo (USP). Membra fundadora da Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf), tendo sido tesoureira da entidade e Editora da Revista Brasileira de Alfabetização (RBA). Foi professora da educação básica (1986-1996) nas redes estadual e municipal de Vitória. Trabalha no magistério superior da Universidade Federal do Espírito Santo (de 1996 a presente data), em cursos de graduação, mestrado e doutorado em Educação. Foi eleita para mandato como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes (2013 - 2016). Coordena o Fórum Permanente de Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Fopales). Compôs instâncias como colegiados de curso (Letras e Pedagogia), núcleo docente estruturante, conselho departamental, além de haver representado a Ufes, por dois mandatos, junto ao Conselho Estadual de Educação do Espírito Santo, exercendo, no período de 2020-2023 a Presidência da Comissão de Educação Básica do Conselho. Foi membra e Vice-Presidenta do Conselho do Fundeb (CACS-Fundeb). Fundou, coordenou e integra como membra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita (Nepales) e o Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo (Lagebes). Vem produzindo estudos sobre alfabetização, leitura, escrita, ensino da língua portuguesa, gestão educacional, ensino-aprendizagem, história da educação no Espírito Santo. Como profissional da Educação, recebeu a comenda "Educador Capixaba Renato Pacheco" concedida pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-4411-2234Web of Science ResearcherID GNP-0467-2022e-mail institucional: cleonara.schwartz@ufes.b

  • Fernanda Zanetti Becalli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)

    Pós-doutora em Educação pela Ufes, sob a supervisão da Profa. Dra. Cleonara Maria Schwartz (2019), Doutora em Educação pela Ufes (2013) com bolsa de Doutorado-Sanduíche na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), vigente no CNPq (2012/1), sob a supervisão da Profa. Dra. Ana Chrystina Venancio Mignot; Mestre em Educação pela Ufes (2007) e Licenciada em Pedagogia (2001). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), com lotação no Campus Vila Velha e atuação na Diretoria de Ensino, no Curso de Licenciatura em Pedagogia e em Química, além de coordenar o Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Escolar (Gespae) e integrar o Grupo de Estudos em Microscopia (GEM); no Ifes Campus Vitória atua como professora permanente no Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades (PPGEH), na linha de pesquisa Formação de Professores, orientando estudantes na temática alfabetização de crianças. Na Ufes integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Nepales) e o Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita, ambos cadastrados no CNPq. Interessa-se, principalmente, por estudos e pesquisas que possam contribuir para uma melhor compreensão das questões relacionadas com a alfabetização de crianças, a história da leitura e da escrita, a formação inicial e continuada de professores no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 

  • Leticia Queiroz de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)

    Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2022), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2012); Mestre em Estudos Literários pela UFES (2004) e Licenciada em Letras-Português pela UFES (1999).Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), com lotação no campus Vitória e atuação na Área de Letras e Educação, na graduação presencial em Letras-Português, na graduação a distância em Letras-Português e nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), em disciplinas cuja discussão central seja a Literatura e a Educação, a pesquisa em Literatura e Ensino e as repercussões da teoria e crítica literária na escola. Atualmente, coordena o Profletras, do Ifes - campus Vitória. Atuou vinte anos (1996-2016) como professora nos ensinos fundamental, médio e técnico nas redes privada e pública do ES. Integra o grupo de pesquisadores do Grupo de Pesquisas Culturas, Parcerias e Educação do Campo (UFES) e Grupo de Estudos Bakhtinianos (GEBAKH - UFES). É líder do grupo de pesquisas Núcleo de Estudos em Literatura e Ensino (IFES - Campus Vitória). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e ensino, prática de ensino de língua e literatura, linguagem, formação de professores, pedagogia social e educação profissional.

Downloads

Publicado

28-06-2025

Como Citar

Alfabetização e Literatura Infantil no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). (2025). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 15(1). https://doi.org/10.36524/dect.v15i1.2911