Alfabetização e Literatura Infantil no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v15i1.2911Palavras-chave:
Alfabetização. Literatura infantil. Pnaic.Resumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre alfabetização e literatura no Pnaic, por meio da análise documental e da perspectiva bakhtiniana de linguagem como aporte teórico-metodológico. Investiga como os discursos materializados nos documentos do Pnaic, Língua Portuguesa, Ano 1, conceituam a alfabetização de crianças e propõem o trabalho com a literatura infantil na alfabetização. Conclui que o programa adota a perspectiva construtivista, tendo a palavra como unidade de ensino. A literatura é utilizada como recurso para o deleite e para estimular a reflexão sobre o sistema de escrita alfabética, relegando-a a um lugar secundário na formação de leitores de textos e da vida.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.