Desenvolvimento de um protótipo de lanterna solar para difusão de aplicações das energias renováveis
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v15i1.3181Palavras-chave:
Energia Solar, Lanterna Solar, OficinaResumo
A utilização de fontes de energia com menor impacto ambiental tem crescido no mundo visando à transição energética e ao desenvolvimento sustentável, contudo ainda existe a necessidade de ações de difusão de conhecimentos teóricos e experimentais envolvendo o funcionamento e utilização de tecnologias associadas às fontes renováveis de energia. Buscando-se disseminar o conhecimento para estudantes em vários níveis de escolaridade, este artigo apresenta a metodologia empregada e resultados obtidos na execução de um projeto de ensino sobre a aplicação da energia solar fotovoltaica. O projeto desenvolvido tem o intuito de repassar conhecimentos por meio do desenvolvimento de um protótipo de lanterna solar para discentes do ensino médio, técnico e recém ingressados no superior da cidade de Belém-PA e do ensino médio de uma comunidade remota e ribeirinha no interior do município de Abaetetuba-PA. Visa-se expandir o interesse dos discentes acerca do tema para que procurem se aprofundar e, eventualmente, desenvolver novos protótipos utilizando a energia solar fotovoltaica. Nas oficinas, os participantes são inicialmente submetidos a apresentação dos princípios de funcionamento dos componentes utilizados, assim como de conceitos fundamentais na área da engenharia elétrica (circuitos elétricos, eletrônica e geração solar fotovoltaica). Na parte prática, os discentes são divididos em grupos para realizar a confecção do protótipo e efetuar as devidas medições das grandezas elétricas para a comprovação de seu funcionamento. Até então, o projeto alcançou cerca de 130 estudantes os quais, por meio das respostas apresentadas nos formulários aplicados, demonstram satisfação e boa aceitação das ações realizadas na oficina.
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