Sobre a Revista

Breve histórico do periódico

A Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica é uma revista científica eletrônica da grande área da educação, teve periodicidade quadrimestral até 2018 e a partir de 2019 passou a ter fluxo contínuo. É vinculada a dois programas de pós-graduação: Educação em Ciências e Matemática e Ensino de Humanidades, ambos do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, e funciona no campus Vila Velha do IFES.

Foco e Escopo

A Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica publica textos científicos produzidos em língua portuguesa ou espanhola, nos formatos de artigos científicos (empírico, experimental ou teórico), ensaios e resenhas de livro e de tese/dissertações, organizados em seis linhas temáticas norteadas pelo texto central, a saber: a) ensino de ciências e matemática, b) ensino de humanidades, c) formação inicial e continuada de professores, d) tecnologias educacionais e recursos didáticos e e) diversidade e inclusão social, todos no contexto da educação científica e tecnológica.

 A declaração pode ser encontrada no link: DECLARAÇÃO DE REVISÃO GRAMATICAL DE ARTIGO - Documentos Google.

A revista científica tem o foco principal de promover o desenvolvimento da pesquisa sobre temáticas de “educação científica e tecnológica”. Também visa a contribuir para a divulgação de pensamentos e reflexões sobre o campo conceitual e metodológico do ensino e da formação no âmbito das temáticas de “educação científica e tecnológica”, tanto no âmbito disciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, nas diversas modalidades da educação.

Neste sentido, a composição do Conselho Editorial da Revista Eletrônica DECT tem por finalidade refletir a abrangência dos diferentes olhares sobre as temáticas de “educação científica e tecnológica”. Assim, por meio da escolha de profissionais relacionados a estas temáticas da educação, com produção de conhecimento e experiência em investigações, foi possível congregar uma diversidade de investigadores no âmbito regional brasileiro e internacional.

Indexadores

Latindex

Miguilim

Sumários.org

ResearchBib

Licença

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Objetivos

A Revista Eletrônica DECT tem os seguintes objetivos, saber:

  1. divulgar a produção científica das mais diversas áreas relacionadas às temáticas de educação científica e tecnológica (ensino de ciências e matemática, ensino de humanidades, formação de professores, diversidade e inclusão social, tecnologias educacionais e recursos didáticos, e educação profissional);
  2. cobrir lacunas existentes no âmbito do Brasil, quanto a periódicos com abordagens nas temáticas de educação científica e tecnológica;
  3. efetivar uma política de intercâmbio internacional, especialmente entre os países da América Latina e países de língua portuguesa e espanhola.

Periodicidade

A Revista Eletrônica DECT adota a modalidade de publicação em fluxo contínuo

Plágio

A Revista Eletrônica DECT faz uso das seguintes plataformas para verificação de plágio: Turnitin e CopySpider.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o
princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Arquivamento

A Debates utiliza os sistemas LOCKSS e CLOCKSS em conformidade com os processos de coleta e preservação de dados.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação dos artigos enviados à Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica obedece ao seguinte fluxo:

  1. Os artigos recebidos pelo periódico são inicialmente avaliados através da conferência dos documentos solicitados para submissão (Declaração) e da inspeção  quanto à adequação ao template das normas para submissão (formatação, citações, referências...) exigido pela Revista.
  2. Após essa análise inicial, se aprovados, os trabalhos submetidos passam pela verificação do Editor Chefe da revista, que avalia o trabalho quanto à sua adequação aos critérios gerais da revista Debates, considerando a pertinência do tema e o diálogo com outros artigos da revista.
  3. Sendo considerado apto para a fase seguinte, o manuscrito passa para a avaliação duplo cega: os avaliadores não sabem a identidade dos autores do artigo e os autores também não têm acesso aos nomes dos avaliadores.  
  4. Os avaliadores podem aceitar o artigo sem solicitar alterações, aceitar solicitando reformulações ou recusar o artigo. Qualquer uma das hipóteses é justificada para os autores. 
  5. A aprovação ou reprovação é obtida pela obtenção das duas avaliações com a mesma recomendação.
  6. Por fim, quando ocorre um impasse entre as decisões dos avaliadores, a decisão final acerca da publicação é de responsabilidade do Editor Chefe.

Aviso aos autores: A Debates reserva-se o direito de realizar quantas avaliações forem necessárias até que o manuscrito esteja dentro dos critérios de publicação. 

Público-alvo

Pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, bem como o público em geral com estudos e/ou pesquisas nos temas tratados na publicação.

Taxas

A Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica é um períódico gratuito de acesso aberto, por isso não cobramos taxas de submissão nem de publicação.