Sobre a Revista
Breve histórico do periódico
A Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica é uma revista científica eletrônica da grande área da educação, teve periodicidade quadrimestral até 2018 e a partir de 2019 passou a ter fluxo contínuo. É vinculada a dois programas de pós-graduação: Educação em Ciências e Matemática e Ensino de Humanidades, ambos do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, e funciona no campus Vila Velha do IFES.
Foco e Escopo
A Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica publica textos científicos produzidos em língua portuguesa ou espanhola, nos formatos de artigos científicos (empírico, experimental ou teórico), ensaios e resenhas de livro e de tese/dissertações, organizados em seis linhas temáticas norteadas pelo texto central, a saber: a) ensino de ciências e matemática, b) ensino de humanidades, c) formação inicial e continuada de professores, d) tecnologias educacionais e recursos didáticos e e) diversidade e inclusão social, todos no contexto da educação científica e tecnológica.
A declaração pode ser encontrada no link: DECLARAÇÃO DE REVISÃO GRAMATICAL DE ARTIGO - Documentos Google.
A revista científica tem o foco principal de promover o desenvolvimento da pesquisa sobre temáticas de “educação científica e tecnológica”. Também visa a contribuir para a divulgação de pensamentos e reflexões sobre o campo conceitual e metodológico do ensino e da formação no âmbito das temáticas de “educação científica e tecnológica”, tanto no âmbito disciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, nas diversas modalidades da educação.
Neste sentido, a composição do Conselho Editorial da Revista Eletrônica DECT tem por finalidade refletir a abrangência dos diferentes olhares sobre as temáticas de “educação científica e tecnológica”. Assim, por meio da escolha de profissionais relacionados a estas temáticas da educação, com produção de conhecimento e experiência em investigações, foi possível congregar uma diversidade de investigadores no âmbito regional brasileiro e internacional.
Indexadores
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Objetivos
A Revista Eletrônica DECT tem os seguintes objetivos, saber:
- divulgar a produção científica das mais diversas áreas relacionadas às temáticas de educação científica e tecnológica (ensino de ciências e matemática, ensino de humanidades, formação de professores, diversidade e inclusão social, tecnologias educacionais e recursos didáticos, e educação profissional);
- cobrir lacunas existentes no âmbito do Brasil, quanto a periódicos com abordagens nas temáticas de educação científica e tecnológica;
- efetivar uma política de intercâmbio internacional, especialmente entre os países da América Latina e países de língua portuguesa e espanhola.
Periodicidade
A Revista Eletrônica DECT adota a modalidade de publicação em fluxo contínuo.
Plágio
A Revista Eletrônica DECT faz uso das seguintes plataformas para verificação de plágio: Turnitin e CopySpider.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o
princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Política de Arquivamento
A Debates utiliza os sistemas LOCKSS e CLOCKSS em conformidade com os processos de coleta e preservação de dados.
Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de avaliação dos artigos enviados à Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica obedece ao seguinte fluxo:
- Os artigos recebidos pelo periódico são inicialmente avaliados através da conferência dos documentos solicitados para submissão (Declaração) e da inspeção quanto à adequação ao template das normas para submissão (formatação, citações, referências...) exigido pela Revista.
- Após essa análise inicial, se aprovados, os trabalhos submetidos passam pela verificação do Editor Chefe da revista, que avalia o trabalho quanto à sua adequação aos critérios gerais da revista Debates, considerando a pertinência do tema e o diálogo com outros artigos da revista.
- Sendo considerado apto para a fase seguinte, o manuscrito passa para a avaliação duplo cega: os avaliadores não sabem a identidade dos autores do artigo e os autores também não têm acesso aos nomes dos avaliadores.
- Os avaliadores podem aceitar o artigo sem solicitar alterações, aceitar solicitando reformulações ou recusar o artigo. Qualquer uma das hipóteses é justificada para os autores.
- A aprovação ou reprovação é obtida pela obtenção das duas avaliações com a mesma recomendação.
- Por fim, quando ocorre um impasse entre as decisões dos avaliadores, a decisão final acerca da publicação é de responsabilidade do Editor Chefe.
Aviso aos autores: A Debates reserva-se o direito de realizar quantas avaliações forem necessárias até que o manuscrito esteja dentro dos critérios de publicação.
Público-alvo
Pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, bem como o público em geral com estudos e/ou pesquisas nos temas tratados na publicação.
Taxas
A Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica é um períódico gratuito de acesso aberto, por isso não cobramos taxas de submissão nem de publicação.