Movimentos epistêmicos e o pensamento matemático: análise de gestos e toques em tela na resolução de problemas de estruturas multiplicativas no Ensino Fundamental

Autores

  • Renan Oliveira Altoé Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU)
  • Rony Cláudio de Oliveira Freitas Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v15i1.3203

Palavras-chave:

Movimentos epistêmicos, Dispositivos móveis, Resolução de problemas, Cognição corporificada, Estruturas multiplicativas

Resumo

Este artigo apresenta análises de movimentos epistêmicos realizados por estudantes no processo resolução de situações de estruturas multiplicativas. De natureza qualitativa, em uma abordagem interpretativa, os dados foram produzidos com quatro estudantes de um 4º ano de uma Escola Municipal de Educação Básica de Tempo Integral (EMEBTI) do município de Vargem Alta – ES, contando com gravações de áudio e vídeo e registros escritos dos estudantes como instrumentos de produção de dados. Com base em estudos sobre Resolução de Problemas, Dispositivos Móveis com Toques em Tela e Cognição Corporificada, a interpretação dos movimentos epistêmicos (gestos e toques em tela) realizados pelos estudantes no desenvolvimento da história “O Mistério dos Cubinhos Dobrados”, enquanto investigavam situações matemáticas de multiplicação, ocorreu por meio da Representação Esquemática Multimodal de Análise de Dados (REMAD). As análises evidenciaram que os movimentos gestuais e de toques em tela figuraram na aprendizagem matemática, revelando ações epistêmicas dos modos de pensar matematicamente, por meio de ações de coletar, conectar e reconhecer estruturas. Esses achados reforçam que as ações mentais podem ser observadas por meio dos movimentos das mãos, constituindo uma forma de transparecer e materializar o pensamento na interação social.

Biografia do Autor

  • Renan Oliveira Altoé, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU)

    Doutor em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes (2017). Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes (2015). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2015). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade de Tecnologia São Francisco - FATESF/ES (2012). Licenciado em Matemática pelo Centro Universitário São Camilo - CUSC/ES (2009). Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, atuando na área de Matemática e Educação Matemática. Interessa-se pelos seguintes temas de pesquisa: Práticas Pedagógicas de Professores que Ensinam Matemática na Educação Básica, Resolução de Problemas em Matemática e Cognição Corporificada. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais (EMaTeD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes.

  • Rony Cláudio de Oliveira Freitas, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestre em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Pós-doutor no campo das Tecnologias Digitais Móveis em Educação Matemática na UFRRJ. É Professor Titular no Instituto Federal do Espírito Santo, atuando como docente no Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática e como coordenador da Licenciatura em Matemática. É bolsista produtividade (Bolsa Pesquisador Capixaba) pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Espírito Santo - GEPEM-ES e do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais - EMaTeD. Tem focado suas pesquisas e trabalhos atuais na confluência da Educação Matemática com tecnologias digitais, principalmente dispositivos móveis. Além disso, tem se debruçado em estudos relacionados à avaliação e à elaboração de Produtos Educacionais.

Downloads

Publicado

28-06-2025

Como Citar

Movimentos epistêmicos e o pensamento matemático: análise de gestos e toques em tela na resolução de problemas de estruturas multiplicativas no Ensino Fundamental. (2025). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 15(1). https://doi.org/10.36524/dect.v15i1.3203