Movimentos epistêmicos e o pensamento matemático: análise de gestos e toques em tela na resolução de problemas de estruturas multiplicativas no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v15i1.3203Palavras-chave:
Movimentos epistêmicos, Dispositivos móveis, Resolução de problemas, Cognição corporificada, Estruturas multiplicativasResumo
Este artigo apresenta análises de movimentos epistêmicos realizados por estudantes no processo resolução de situações de estruturas multiplicativas. De natureza qualitativa, em uma abordagem interpretativa, os dados foram produzidos com quatro estudantes de um 4º ano de uma Escola Municipal de Educação Básica de Tempo Integral (EMEBTI) do município de Vargem Alta – ES, contando com gravações de áudio e vídeo e registros escritos dos estudantes como instrumentos de produção de dados. Com base em estudos sobre Resolução de Problemas, Dispositivos Móveis com Toques em Tela e Cognição Corporificada, a interpretação dos movimentos epistêmicos (gestos e toques em tela) realizados pelos estudantes no desenvolvimento da história “O Mistério dos Cubinhos Dobrados”, enquanto investigavam situações matemáticas de multiplicação, ocorreu por meio da Representação Esquemática Multimodal de Análise de Dados (REMAD). As análises evidenciaram que os movimentos gestuais e de toques em tela figuraram na aprendizagem matemática, revelando ações epistêmicas dos modos de pensar matematicamente, por meio de ações de coletar, conectar e reconhecer estruturas. Esses achados reforçam que as ações mentais podem ser observadas por meio dos movimentos das mãos, constituindo uma forma de transparecer e materializar o pensamento na interação social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.