Gamificação no ensino de Biologia: uma análise do estado do conhecimento nas produções nacionais da biblioteca de teses e dissertações

Autores

  • Elaine Ferreira Machado UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Milena Lunardon UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v15i1.2616

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem;, Tecnologia Educacional, Metodologia, Ciências da Natureza

Resumo

A pesquisa de estado do conhecimento realizada neste estudo teve como objetivo investigar as produções nacionais disponíveis no Banco de Teses e Dissertações relacionadas à gamificação na educação e, mais especificamente, no ensino de Biologia. Por meio de uma abordagem de pesquisa bibliográfica, foram identificados e analisados trabalhos acadêmicos que abordam a aplicação da gamificação no contexto educacional brasileiro nessa disciplina escolar. Dessa forma, foi possível identificar tendências, lacunas e áreas de foco predominantes nas produções nacionais sobre a metodologia da gamificação, contribuindo para uma compreensão mais abrangente das práticas e perspectivas dos pesquisadores brasileiros nesse campo. Além disso, a análise das referências bibliográficas permitiu estabelecer conexões entre os diferentes estudos e teorias que embasam o uso da gamificação como uma metodologia de ensino. Como resultado, este estudo oferece uma síntese das principais descobertas em pesquisas na área, fornecendo bases para o desenvolvimento de futuras pesquisas e práticas educacionais relacionadas à gamificação no ensino de Biologia em contexto brasileiro.

Biografia do Autor

  • Elaine Ferreira Machado, UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR - Campus Ponta Grossa. Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016). Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas Espírita (1999) e Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2007). Especialista em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002) e em Educação e Saúde pela Universidade Federal do Paraná (2013). Lecionou as disciplinas de Biologia e Ciências no Ensino Fundamental, Médio e Curso de Formação de Docentes pela Secretaria do Estado da Educação do Paraná.. Membro do grupo de pesquisa GPACT (Grupo de Pesquisa em Arte, Ciência e Tecnologia) da UTFPR. Professora colaboradora do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBIO- UFPR. Atualmente é professora do Curso de Ciências Biológicas na UTFPR-PG.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino e aprendizagem de Ciências/Biologia/Pedagogia mediada por TDIC.

  • Milena Lunardon, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(2015), graduação em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Facvest - Unifacvest(2019), especialização em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade São Bráz(2016), especialização em Conservação da Natureza e Educação Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(2017) e especialização em Educação Especial Inclusiva com ênfase na deficiência intelectual pela Faculdade São Bráz(2016). Atualmente é Professora da Secretaria de Educação do Estado do Paraná e mestranda do Mestrado Profissional em Rede - PROFBIO-UFPR.

Downloads

Publicado

28-06-2025

Como Citar

Gamificação no ensino de Biologia: uma análise do estado do conhecimento nas produções nacionais da biblioteca de teses e dissertações. (2025). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 15(1). https://doi.org/10.36524/dect.v15i1.2616