Gamificação no ensino de Biologia: uma análise do estado do conhecimento nas produções nacionais da biblioteca de teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v15i1.2616Palavras-chave:
Ensino-Aprendizagem;, Tecnologia Educacional, Metodologia, Ciências da NaturezaResumo
A pesquisa de estado do conhecimento realizada neste estudo teve como objetivo investigar as produções nacionais disponíveis no Banco de Teses e Dissertações relacionadas à gamificação na educação e, mais especificamente, no ensino de Biologia. Por meio de uma abordagem de pesquisa bibliográfica, foram identificados e analisados trabalhos acadêmicos que abordam a aplicação da gamificação no contexto educacional brasileiro nessa disciplina escolar. Dessa forma, foi possível identificar tendências, lacunas e áreas de foco predominantes nas produções nacionais sobre a metodologia da gamificação, contribuindo para uma compreensão mais abrangente das práticas e perspectivas dos pesquisadores brasileiros nesse campo. Além disso, a análise das referências bibliográficas permitiu estabelecer conexões entre os diferentes estudos e teorias que embasam o uso da gamificação como uma metodologia de ensino. Como resultado, este estudo oferece uma síntese das principais descobertas em pesquisas na área, fornecendo bases para o desenvolvimento de futuras pesquisas e práticas educacionais relacionadas à gamificação no ensino de Biologia em contexto brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.