Tecnologias digitais e ensino de Biologia: um estudo à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica

Autores

  • Jairo Ribeiro de Lima Universidade Federal do Ceará
  • Maria Goretti de Vasconcelos Silva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v15i1.2932

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa Crítica , Ensino de Biologia, Tecnologias digitais

Resumo

O potencial das tecnologias digitais no Ensino de Biologia está intrinsecamente ligado à formação docente. A utilização dessas tecnologias possibilita a visualização e interação direta com os sistemas biológicos, o que desempenha um papel fundamental na promoção de uma compreensão mais profunda e significativa do conhecimento biológico. Diante disso, este estudo buscou investigar a percepção de licenciandos em Ciências Biológicas frente aos impactos das tecnologias digitais no Ensino de Biologia, ancorado nos princípios da teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa e de caráter exploratório. O instrumento empregado na coleta de dados foi um questionário contendo questões abertas e fechadas, aplicado a um grupo de 20 estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande. A análise dos dados combinou técnicas da estatística descritiva e da análise temática categorial. Os resultados forneceram elementos de discussão que convergiram, especialmente, em direção à necessária formação do professor de Biologia em competências digitais, considerando as possibilidades da aplicação de tecnologias no ensino e na aprendizagem de conceitos e processos biológicos.

Biografia do Autor

  • Jairo Ribeiro de Lima, Universidade Federal do Ceará

    Doutorando em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC) em associação com a Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática.

  • Maria Goretti de Vasconcelos Silva, Universidade Federal do Ceará

    Doutora em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora titular do departamento de Química Analítica e Físico-Química da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) na Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

28-06-2025

Como Citar

Tecnologias digitais e ensino de Biologia: um estudo à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. (2025). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 15(1). https://doi.org/10.36524/dect.v15i1.2932