Tecnologias digitais e ensino de Biologia: um estudo à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v15i1.2932Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa Crítica , Ensino de Biologia, Tecnologias digitaisResumo
O potencial das tecnologias digitais no Ensino de Biologia está intrinsecamente ligado à formação docente. A utilização dessas tecnologias possibilita a visualização e interação direta com os sistemas biológicos, o que desempenha um papel fundamental na promoção de uma compreensão mais profunda e significativa do conhecimento biológico. Diante disso, este estudo buscou investigar a percepção de licenciandos em Ciências Biológicas frente aos impactos das tecnologias digitais no Ensino de Biologia, ancorado nos princípios da teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa e de caráter exploratório. O instrumento empregado na coleta de dados foi um questionário contendo questões abertas e fechadas, aplicado a um grupo de 20 estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande. A análise dos dados combinou técnicas da estatística descritiva e da análise temática categorial. Os resultados forneceram elementos de discussão que convergiram, especialmente, em direção à necessária formação do professor de Biologia em competências digitais, considerando as possibilidades da aplicação de tecnologias no ensino e na aprendizagem de conceitos e processos biológicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.