Jogo Cladeway e a sistemática filogenética: uma ferramenta para o ensino de evolução
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v15i1.2993Palavras-chave:
Biologia evolutiva, Ensino de biologia, Jogos didáticos, metodologias ativasResumo
O ensino de evolução é abordado de forma fragmentada, dando ênfase na memorização de conceitos apresentados de forma descontextualizada. Uma alternativa para proporcionar uma aprendizagem mais coerente dos conteúdos de biologia evolutiva, seria a utilização da sistemática filogenética. Para Vygotsky (1989), o processo de aprendizagem se dá de forma complexa abrangendo campos diversos, como o cognitivo, o emocional e o social. Uma alternativa para o ensino contextualizado e dinâmico é a utilização de recursos didáticos lúdicos. Acreditamos que o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de conceitos evolutivos, pode ser melhor explorado contextualizando-os com elementos da filogenia na aplicação de sequências didáticas que incluam abordagens lúdicas. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento conceitual de Evolução em alunos do terceiro ano do ensino médio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Caxias, na cidade de Caxias-MA, a partir da aplicação de uma sequência didática com o jogo Cladeway. A pesquisa buscou aprofundar a compreensão dos conceitos evolutivos complexos. Por meio de uma abordagem empírico-experimental qualitativa. Os alunos foram divididos em dois grupos, grupo experimental e controle. Ambos os grupos participaram de uma sequência didática com aulas teóricas e questionários pré e pós-teste, porém apenas o grupo experimental participou da aplicação do jogo CladeWay. Os resultados indicaram que o grupo experimental compreendeu melhor a evolução e sistemática filogenética, ressaltando a eficácia dessa abordagem lúdica. Concluímos que além das aulas teóricas, métodos alternativos como jogos podem superar desafios individuais, impulsionando o engajamento e aplicação prática do conhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.