Jogo Cladeway e a sistemática filogenética: uma ferramenta para o ensino de evolução

Autores

  • Agnaildo Sousa Sampaio Universidade Federal do Piaui
  • Daniel Silas Veras Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão
  • Guilherme Santana Lustosa Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão
  • Arlene Maria Ribeiro Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v15i1.2993

Palavras-chave:

Biologia evolutiva, Ensino de biologia, Jogos didáticos, metodologias ativas

Resumo

O ensino de evolução é abordado de forma fragmentada, dando ênfase na memorização de conceitos apresentados de forma descontextualizada. Uma alternativa para proporcionar uma aprendizagem mais coerente dos conteúdos de biologia evolutiva, seria a utilização da sistemática filogenética. Para Vygotsky (1989), o processo de aprendizagem se dá de forma complexa abrangendo campos diversos, como o cognitivo, o emocional e o social. Uma alternativa para o ensino contextualizado e dinâmico é a utilização de recursos didáticos lúdicos. Acreditamos que o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de conceitos evolutivos, pode ser melhor explorado contextualizando-os com elementos da filogenia na aplicação de sequências didáticas que incluam abordagens lúdicas. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento conceitual de Evolução em alunos do terceiro ano do ensino médio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Caxias, na cidade de Caxias-MA, a partir da aplicação de uma sequência didática com o jogo Cladeway. A pesquisa buscou aprofundar a compreensão dos conceitos evolutivos complexos. Por meio de uma abordagem empírico-experimental qualitativa. Os alunos foram divididos em dois grupos, grupo experimental e controle. Ambos os grupos participaram de uma sequência didática com aulas teóricas e questionários pré e pós-teste, porém apenas o grupo experimental participou da aplicação do jogo CladeWay. Os resultados indicaram que o grupo experimental compreendeu melhor a evolução e sistemática filogenética, ressaltando a eficácia dessa abordagem lúdica. Concluímos que além das aulas teóricas, métodos alternativos como jogos podem superar desafios individuais, impulsionando o engajamento e aplicação prática do conhecimento.

Downloads

Publicado

28-06-2025

Como Citar

Jogo Cladeway e a sistemática filogenética: uma ferramenta para o ensino de evolução. (2025). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 15(1). https://doi.org/10.36524/dect.v15i1.2993