PROPRIEDADES REFLEXIVAS DAS CÔNICAS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA UM CURSO DE GEOMETRIA ANALÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i1.522Palabras clave:
Matemática, Geometria Analítica, Abordagem prática, CônicasResumen
As propriedades reflexivas das cônicas são utilizadas em muitas aplicações e podem ser exploradas a fim de tornar as aulas sobre o assunto mais atrativas. O presente trabalho relata uma atividade desenvolvida durante um curso de Geometria Analítica que objetivou, inicialmente, verificar a validade de tais propriedades. Para tal, utilizou-se objetos em que se verificam tais propriedades, mas que pudessem ser manufaturados diretamente pelos alunos. A participação direta no processo de fabricação garantiu aos alunos que os objetos físicos (palpáveis) realmente tinham características dos objetos matemáticos (abstratos). Assim, a validade das propriedades verificadas na prática foi utilizada para substituir o modelo de prova matemática convencional, sem perdas na fixação do conceito. Como resultado, muitos alunos desconstruíram a ideia de que a matemática só se faz de forma teórica e em sala de aula e agora estão mais abertos às disciplinas de matemática.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.