PROPRIEDADES REFLEXIVAS DAS CÔNICAS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA UM CURSO DE GEOMETRIA ANALÍTICA

Autores/as

  • Enéas Mendes de Jesus Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Piúma

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i1.522

Palabras clave:

Matemática, Geometria Analítica, Abordagem prática, Cônicas

Resumen

As propriedades reflexivas das cônicas são utilizadas em muitas aplicações e podem ser exploradas a fim de tornar as aulas sobre o assunto mais atrativas. O presente trabalho relata uma atividade desenvolvida durante um curso de Geometria Analítica que objetivou, inicialmente, verificar a validade de tais propriedades. Para tal, utilizou-se objetos em que se verificam tais propriedades, mas que pudessem ser manufaturados diretamente pelos alunos. A participação direta no processo de fabricação garantiu aos alunos que os objetos físicos (palpáveis) realmente tinham características dos objetos matemáticos (abstratos). Assim, a validade das propriedades verificadas na prática foi utilizada para substituir o modelo de prova matemática convencional, sem perdas na fixação do conceito. Como resultado, muitos alunos desconstruíram a ideia de que a matemática só se faz de forma teórica e em sala de aula e agora estão mais abertos às disciplinas de matemática.

Publicado

12-02-2020

Cómo citar

JESUS, Enéas Mendes de. PROPRIEDADES REFLEXIVAS DAS CÔNICAS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA UM CURSO DE GEOMETRIA ANALÍTICA . Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 92–109, 2020. DOI: 10.36524/saladeaula.v8i1.522. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/522.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos similares

1-10 de 87

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.