USO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY EM MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Roberta Cassaro IFES Vila Velha
  • Vanessa Battestin
  • Márcia Gonçalves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2255

Palabras clave:

Khan Academy. Ensino de ciências. Sala de aula invertida. Tecnologias Educacionais.

Resumen

O artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica, com o objetivo de potencializar a sala de aula invertida, a partir do uso da plataforma virtual Khan Academy no ensino de ciências. Com o avanço das tecnologias educacionais e a crescente necessidade de se otimizar o tempo das aulas para contemplar os conteúdos de currículos cada vez mais amplos em áreas como ciências da natureza, a sala de aula invertida, como metodologia ativa, tem ganhado cada vez mais espaço. Nessa abordagem pedagógica, os estudantes são incentivados a estudar o conteúdo em casa, por meio de vídeos, leituras e exercícios, enquanto as aulas presenciais são utilizadas para tirar dúvidas, discutir o conteúdo e realizar atividades práticas. Porém, para uma maior eficácia da sala de aula invertida, é importante que os alunos sejam estimulados a fazer as atividades em casa. Neste sentido, o software educacional Khan Academy constitui uma alternativa viável e bem-sucedida, ao oferecer exercícios, vídeos educativos e um painel de aprendizado personalizado e gamificado, que permite e motiva os alunos a conduzirem os estudos, de acordo com seu próprio ritmo, fora da sala de aula.

Publicado

19-05-2024

Artículos similares

51-60 de 127

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.