A MATEMÁTICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PESRPECTIVA INTEGRADORA E SUSTENTÁVEL A PARTIR DA HORTA LABORATÓRIO VIVO COMO ARTEFATO
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1428Palabras clave:
Horta. Alfabetização em Ciências e Matemática. Três Momentos Pedagógicos. Laboratório VivoResumen
O presente artigo apresenta uma proposta de intervenção realizada no contexto do Programa de Mestrado em Educação. O cenário da pesquisa se constituiu em horta/laboratório vivo, como artefato pedagógico central de uma escola municipal de Vitória/ES no âmbito do projeto Extensão intitulado “Currículo por abordagem temática: a horta como artefato pedagógico na perspectiva da sustentabilidade” cuja centralidade é a diversidade da vida tendo a horta educativa cognominada “Laboratório Vivo”. A partir deste estrutura-se os temas geradores ancorados em Freire e Delizoicov, Angotti e Pernambuco ao propor como eixo orientador e integrador a Educação Ambiental perpassando as diferentes áreas do conhecimento, além de buscar uma dimensão sustentável. Projeta-se ainda refletir sobre possíveis aproximações da prática dos professores ao trabalhar conceitos de Ciências Naturais sob a ótica da alfabetização científica. A horta/laboratório Vivo está construída na escola possibilitando um contraponto do aspecto fragmentado e dicotomizado do currículo normativo, propiciando aos sujeitos a integração do conhecimento científico alfabetizador intelectual, ambiental e socialmente. O estudo em questão é de base qualitativa com viés em pesquisa de intervenção, enquanto a metodologia de ensino baliza-se nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angoti e Pernambuco. A intervenção aqui tratada, articulou o ensino de Ciências e Matemática, por problematização, discussão, investigação, a partir do tema “Abóbora” entre conteúdos programáticos das disciplinas, territorialidade e sociedade.