Novos Olhares para um Teorema já Conhecido: Teorema de Pitágoras

Authors

  • Sebastião Barçaco Gussani Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim
  • Vitor Botelho Cecotti Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim
  • Tatiana Delesposte SEDU: Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo
  • Jorge Henrique Gualandi Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i1.794

Keywords:

Construção geométrica, Teorema de Pitágoras, Ensino de Matemática

Abstract

Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do uso de um material didático (MD) para a ressignificação do Teorema de Pitágoras. A prática foi realizada com três turmas da 2ª série do ensino médio, numa escola da rede estadual, localizada no município de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Como proposta, elaboramos uma tarefa que consistiu na construção geométrica de três quadrados, de maneira que seus lados formavam, entre eles, um triângulo retângulo. As medidas dos lados dos quadrados foram obtidas aleatoriamente por meio do lançamento simultâneo de dois dados. Os catetos teriam medidas definidas no lançamento dos dados e a hipotenusa por meio da medição, utilizando régua, ou pela aplicação do Teorema de Pitágoras. Todos os valores obtidos deveriam ser registrados em uma tabela disponibilizada pelos aplicadores. Os resultados foram bastante diversificados e sugerem o quanto variado pode ser o entendimento dos alunos de uma mesma turma diante da aplicação de um conteúdo.

Published

17-08-2020

How to Cite

GUSSANI, Sebastião Barçaco; CECOTTI, Vitor Botelho; DELESPOSTE, Tatiana; GUALANDI, Jorge Henrique. Novos Olhares para um Teorema já Conhecido: Teorema de Pitágoras. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 65–78, 2020. DOI: 10.36524/saladeaula.v9i1.794. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/794.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Received

17-08-2020

Accepted

17-08-2020

Published

17-08-2020

Similar Articles

1-10 of 145

You may also start an advanced similarity search for this article.