CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE

AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA

Authors

  • Renan Oliveira Altoé Centro Educacional São Camilo - ES
  • Rony Cláudio de Oliveira Freitas Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i2.596

Keywords:

Formulação de problemas, Campo conceitual multiplicativo, Multiplicação e Divisão

Abstract

Este relato de experiência tem por objetivo apresentar análises de uma proposta de Formulação de Problemas, intitulada “Um passeio à lanchonete”, que pode contribuir para o ensino das operações de multiplicação e divisão, no Campo Conceitual Multiplicativo, na classe de Combinatória. A proposta foi desenvolvida em uma pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, seguindo pressupostos metodológicos da Engenharia Didática, em um estudo qualitativo, cujos dados foram produzidos no 5º de uma Escola Estadual do Município de Vargem Alta – ES. As análises evidenciaram que a proposta é potencialmente significativa nos estudos dessas operações, uma vez que envolveu os estudantes na formulação de problemas de raciocínio combinatório, levando-os a refletir sobre a multiplicação e divisão. As produções podem ser utilizadas, pelo professor, nas aulas de matemática, pois carregam consigo motivações intrínsecas, fatores que podem entusiasmar os alunos na resolução de problemas.

Published

24-04-2020

How to Cite

ALTOÉ, Renan Oliveira; FREITAS, Rony Cláudio de Oliveira. CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 23–36, 2020. DOI: 10.36524/saladeaula.v8i2.596. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/596.. Acesso em: 26 aug. 2024.

Similar Articles

111-120 of 123

You may also start an advanced similarity search for this article.