Potencializando o Ensino de Ciências no Ensino Médio Usando Ferramentas Tecnológicas e Metodologias Ativas

Authors

  • Edson Elias Universidade Federal do Espirito Santo
  • João Paulo Casaro Erthal Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i1.558

Keywords:

Metodologias ativas, Aprendizagem Significativa

Abstract

Este artigo expõe uma investigação que busca analisar as contribuições, para o ensino de ciência no Ensino Médio, de uma abordagem metodológica apoiada nas premissas da aprendizagem significativa desenvolvida por David Ausubel (1918 - 2008) e nas metodologias ativas de ensino: Sala de Aula Invertida, Ensino sob Medida e Instrução pelos Colegas. Com isso, foi elaborada uma Sequência Didática aplicada para estudantes da terceira série do Ensino Médio durante sete aulas. Partindo do princípio de que o conhecimento prévio do aluno é a variável que mais infuencia na aprendizagem significativa, a metodologia utilizada estimulou o aprendizado, proporcionando uma maior interação do aluno com novas metodologias de ensino e com simulações computacionais. Com a criação do grupo de Whatsapp, todos os materiais das aulas e as discussões eram feitas nesse ambiente,  possibilitando aos alunos faltosos a possibilidade de acompanhar os conteúdos perdidos a qualquer hora e lugar. Podemos destacar que os alunos tiveram uma maior participação
no processo de aprendizagem, passando a ser o centro do processo e o professor o mediador das ações.

Published

17-08-2020

How to Cite

ELIAS, Edson; CASARO ERTHAL, João Paulo. Potencializando o Ensino de Ciências no Ensino Médio Usando Ferramentas Tecnológicas e Metodologias Ativas. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 158–168, 2020. DOI: 10.36524/saladeaula.v9i1.558. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/558.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Received

27-03-2020

Accepted

06-07-2020

Published

17-08-2020

Similar Articles

11-20 of 68

You may also start an advanced similarity search for this article.