ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA DEMARCAÇÃO DO TERRITÓRIO TENDO COMO MENTEFATO A CONSTRUÇÃO DO LABORATÓRIO VIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i3.3198

Palavras-chave:

Alfabetização científica. Laboratório Vivo. Grandezas. Território

Resumo

A oficina temática “Reconhecendo o Território Vivido” visa compreender a alfabetização científica (Chassot, 2018) por meio de um mentefato, intitulado como Laboratório Vivo (Lobino, 2004). Utilizamos a metodologia de pesquisa participativa (Tozzoni, 2006) em que se dá a partir das problematizações emergidas do e no coletivo.  As questões do território, tais como ocupação do espaço, sustentabilidade, educação ambiental foram temáticas que contribuíram para o acesso aos conceitos científicos envolvendo grandezas e medidas. Conteúdos escolares como perímetro, área, volume, foram construídos a partir de uma relação entre o espaço vivido e os padrões elaborados historicamente pela humanidade. Situamos, nesse contexto, a abordagem temática (Freire, 1987) como a metodologia de ensino que se aproximou de forma mais relevante ao acesso da cultura científica escolar. Desse modo, a alfabetização científica se deu em um contexto participativo, problematizador, conceitual e sustentável.

Biografia do Autor

  • Ludmila Lessa Lorenzoni Vaccari, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

    Meu nome é Ludmila Lessa Lorenzoni Vaccari, sou formada pela Universidade do Espírito Santo, em Pedagogia. Desde então leciono em instituições públicas municipais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tenho Pós-Graduação latu sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Conclui o mestrado em 2020, no Instituto Federal do Esp´írito Santo, na área da Educação científica, tendo como temática principal a "Alfabetização científica de estudantes do Ensino fundamental, a partir do Laboratório Vivo". Sou membra do grupo de pesquisa CEPEAS (Coletivo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ambiente e Sociedade).

     

  • Ana Paula Azevedo Moura Careta, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

    Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Ifes (2022). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo IFES (2019). Pós graduada em Gestão Financeira e Controladoria pela Faculdade Padrão de Goiás (2013). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2012) onde foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETMAT) do Instituto de Matemática e Estatística (IME/UFG). Atualmente é professora da Educação Básica da rede Estadual do Espirito Santo (SEDU) e está, desde jan/2024, como Técnica Pedagógica da Gerência de Educação Antirracista, do Campo, Indígena e Quilombola (Geaciq/SEDU). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática e Saberes Tradicionais Indígenas.

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Publicado

05-07-2025

Como Citar

VACCARI, Ludmila; MOURA, Ana Paula. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA DEMARCAÇÃO DO TERRITÓRIO TENDO COMO MENTEFATO A CONSTRUÇÃO DO LABORATÓRIO VIVO. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 40–54, 2025. DOI: 10.36524/saladeaula.v14i3.3198. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/3198.. Acesso em: 6 ago. 2025.

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