MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DA ÁREA DE CIÊNCIAS DO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DO IFES - EDUCIMAT

Autores

  • GIOVANI ZANETTI NETO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • CRISANE AQUINO MENEGHEL

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1414

Palavras-chave:

Ciências da natureza, Mestrado profissional, Dissertações, Mapeamento

Resumo

Em 2021 o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo completou 10 anos de existência. O objetivo desse artigo foi mapear a produção das dissertações da linha de ensino de ciências da natureza do programa nesse período. Foi realizada uma pesquisa documental que observou nas dissertações produzidas parâmetros como ano de defesa, gênero da/o pesquisador, metodologia, referenciais teóricos, ação da pesquisa, local de realização da pesquisa, nível escolar investigado, tipo de escola e modalidade de produto educacional produzido. A analise indicou, através das ações das pesquisas e produtos educacionais desenvolvidos, forte alinhamento aos pressupostos dos mestrados profissionais, bem como apontou para a utilização de abordagens para o ensino de ciências da natureza que privilegiam perspectivas mais reflexivas, como a perspectiva freireana, a Alfabetização Científica e a abordagem CTS/CTSA.

Downloads

Publicado

31-03-2022

Como Citar

ZANETTI NETO, GIOVANI; AQUINO MENEGHEL, CRISANE. MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DA ÁREA DE CIÊNCIAS DO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DO IFES - EDUCIMAT. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 9, 2022. DOI: 10.36524/saladeaula.v11i1.1414. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1414.. Acesso em: 27 nov. 2024.

Recebido em

06-10-2021

Aceito em

15-02-2022

Publicado em

31-03-2022

Artigos Semelhantes

21-30 de 115

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.