A PRODUÇÃO DO SABÃO CASEIRO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE CTS/CTSA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2456Palavras-chave:
Sequência didática, aprendizagem, interações intermoleculares, ctsaResumo
O ensino médio é uma etapa determinante da vida do educando, pois as competências e habilidades adquiridas neste período interferem nas escolhas da futura vida profissional ou acadêmica. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo apresentar uma sequência didática (SD) com enfoque em Ciência – Tecnologia - Sociedade - Ambiente (CTS/CTSA), seu processo de validação e posterior aplicação, abordando, através da temática do sabão caseiro aromatizado com óleo de lavanda, o conteúdo químico de interações intermoleculares. Foi realizada uma análise didático-metodológica da SD, em confluência com a educação CTS/CTSA. A SD foi validada por pares e aplicada em uma turma de 1ª série do Novo Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino, na cidade de Venda Nova do Imigrante. Tratou-se de uma pesquisa-intervenção, de caráter qualitativo, cujos dados foram produzidos e coletados a partir de um questionário enviado aos pares para validação da SD, questionários para os estudantes, diário de bordo (DB) dos mesmos e a observação sistemática das aulas referentes a execução da SD. Os sabões foram obtidos através da reciclagem do óleo vegetal comestível rejeitado após frituras ou outras atividades alimentícias sem destinação adequada. Através dos dados obtidos, constatou-se que a prática realizada viabilizou aprendizagem de interações intermoleculares bem como promoveu suporte para um comportamento de responsabilidade ambiental dos educandos.
![A didactic sequence with the theme of flavored homemade soap, with a STS/STSE approach, contributes to the formation of environmentally responsible citizens.](https://ojs.ifes.edu.br/public/journals/1/submission_2456_2776_coverImage_pt_BR.png)
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