A PRODUÇÃO DO SABÃO CASEIRO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE CTS/CTSA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2456Palabras clave:
Sequência didática, aprendizagem, interações intermoleculares, ctsaResumen
O ensino médio é uma etapa determinante da vida do educando, pois as competências e habilidades adquiridas neste período interferem nas escolhas da futura vida profissional ou acadêmica. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo apresentar uma sequência didática (SD) com enfoque em Ciência – Tecnologia - Sociedade - Ambiente (CTS/CTSA), seu processo de validação e posterior aplicação, abordando, através da temática do sabão caseiro aromatizado com óleo de lavanda, o conteúdo químico de interações intermoleculares. Foi realizada uma análise didático-metodológica da SD, em confluência com a educação CTS/CTSA. A SD foi validada por pares e aplicada em uma turma de 1ª série do Novo Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino, na cidade de Venda Nova do Imigrante. Tratou-se de uma pesquisa-intervenção, de caráter qualitativo, cujos dados foram produzidos e coletados a partir de um questionário enviado aos pares para validação da SD, questionários para os estudantes, diário de bordo (DB) dos mesmos e a observação sistemática das aulas referentes a execução da SD. Os sabões foram obtidos através da reciclagem do óleo vegetal comestível rejeitado após frituras ou outras atividades alimentícias sem destinação adequada. Através dos dados obtidos, constatou-se que a prática realizada viabilizou aprendizagem de interações intermoleculares bem como promoveu suporte para um comportamento de responsabilidade ambiental dos educandos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).