EFEITO DA FERMENTAÇÃO SOBRE QUALIDADE DA BEBIDA DO CAFÉ ROBUSTA (Coffea canephora) CULTIVADO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL.
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i3.875Palabras clave:
Robustas Amazônicos, Maceração semicarbônica, fermentação induzidaResumen
Durante o processamento do café, por via úmida ou seca, ocorrem processos fermentativos. Estes, podem ser naturais ou induzidos e influenciam a qualidade de bebida. O objetivo desse trabalho foi testar o efeito de métodos de fermentação anaeróbica sobre a qualidade de bebida do Robusta Amazônico (Coffea canephora) produzido no estado Rondônia. A pesquisa foi realizada em propriedade rural localizada no município de Novo Horizonte do Oeste - RO, utilizando o clone 25, amplamente cultivados na região. O estudo se baseou em dois experimentos conduzidos em delineamento de parcelas subdividas para quantificação dos efeitos da fermentação por maceração semicarbônica e da fermentação com inoculação de levedura, considerando os frutos íntegros ou despolpados. Os cafés foram avaliados de acordo com a metodologia Protocolo de degustação de Robustas Finos- PDRF. Não foi observada diferença significativa nas notas de qualidade de bebida entre os tratamentos, indicando que a fermentação e o processamento natural têm potencial para produção de bebida fina. Os procedimentos de pós-colheita foram realizados de forma adequada considerando as estimativas do coeficiente de variação experimental e a nota média de qualidade da bebida. Apesar de não ter sido observada diferenças significativas nas notas finais de qualidade da bebida, observa-se expressiva diferença nos descritores de qualidade sensorial, entre os tratamentos fermentados e naturais. O agrupamento a partir dos descritores da análise sensorial indica a formação de dois grupos distintos, formados por tratamentos de processamento fermentado e natural. Os processos de fermentação induzida, via Maceração semicarbônica por 20 dias, se destacaram dos demais, sendo caracterizada como bebida de aspectos frutado, doce e caramelo
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).