A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO DE UM CURSO TÉCNICO DE AGROPECUÁRIA DE UM CAMPUS DE UM INSTITUTO FEDERAL DO BRASIL NA PERMANÊNCIA DOS JOVENS NO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i2.545Palabras clave:
Currículo. Agricultura Familiar. Permanência No Campo.Resumen
O presente estudo, de cunho qualitativo, teve como objetivo verificar as possíveis influências do currículo do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio de um Instituto Federal do país na permanência dos jovens no campo. A justificativa para a pesquisa se volta para o fato de que a agricultura familiar é, muitas vezes, desmerecida, havendo prevalência da abordagem do agronegócio como conteúdo central no curso técnico estudado. Esse foco pode contribuir para o êxodo dos alunos da área rural, bem como a desmotivação quanto a utilizarem os conhecimentos adquiridos no curso para modificarem o seu entorno no campo. A partir dos dados obtidos, foram feitas propostas para auxiliar na mudança desta realidade a partir de alterações curriculares a fim de contribuir para que a educação profissional e tecnológica auxilie na mudança da realidade das comunidades do campo nas quais aqueles sujeitos estão inseridos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).