TECNOLOGIA SOCIAL EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CASAS DE SEMENTES COMUNITÁRIAS DO MUNICÍPIO DE NOVA OLINDA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i3.1559Palavras-chave:
recursos genéticos, milho, melhoramento de plantasResumo
: As Casas de Sementes Comunitárias são estratégias criadas com o objetivo de realizar e fortalecer a conservação in situ/on farm das sementes crioulas, as quais vem se extinguindo dado ao êxodo rural e a falta de políticas públicas voltadas para o incentivo de sua conservação, multiplicação e cultivo. Essas sementes representam o banco de variedades que dão suporte aos sistemas de base agroecológica. Sua importância se dá pela sua forte adaptabilidade, pelas suas defesas contra vulnerabilidades das lavouras, como a resistência a intempéries climáticas, pragas e doenças. Dado a grande importância das Casas de Sementes Comunitárias, esse trabalho objetivou identificar e caracterizar as Casas de Sementes do Município de Nova Olinda, identificando as ações de apoio à criação e fortalecimento. As técnicas metodológicas de coletas de dados foi a pesquisa documental, entrevistas e levantamento das coordenadas geográficas. Em Nova Olinda foram identificadas três Casas de Sementes. Conclui-se que embora o número baixo de casas de sementes, sua atuação e contribuição é de grande valia para o desenvolvimento sustentável da região, para a preservação da agrobiodiversidade e o desenvolvimento econômico das comunidades. E a inativação se dá por falta de incentivo e apoio, desinteresse dos jovens e as condições climáticas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).