AVALIAÇÃO DA ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL EM SALAS DE AULAS EM UMA ESCOLA DA REDE DE ENSINO PUBLICA DE NOVA VENÉCIA-ES

Autores/as

  • Tereza Cristina de Souza Ayres
  • Raphael Melo Borges
  • Águida Silva Bullerjahn
  • Daniel Silva Souza
  • Gabriel Balbino Santos
  • Hiago Fernando Vagmaker Gonçalves
  • Layla Teixeira Viana

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v4i2.344

Palabras clave:

Iluminação escolar, Conforto ambiental, Conforto visual, iluminância

Resumen

A iluminação adequada em ambientes escolares é fator importante para a saúde e o bom rendimento de alunos. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que avalia a iluminação artificial das salas de aula de uma escola da Rede Pública de ensino na cidade de Nova Venécia – ES, verificando sua adequação às normas vigentes de luminotécnica (ABNT NBR ISSO/CIE 8995-1:2013). A metodologia inclui realização de medições in loco com luxímetro digital e aplicação do método dos lumens. Os resultados obtidos permitem afirmar que nenhuma das 13 salas de aula analisadas está adequada para atividades de ensino noturno. Apesar da normatização, e já ter sido comprovada a importância da iluminação no ambiente escolar, a pesquisa demonstra que o problema ainda persiste nesta escola pública.

Publicado

15-12-2018

Cómo citar

AVALIAÇÃO DA ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL EM SALAS DE AULAS EM UMA ESCOLA DA REDE DE ENSINO PUBLICA DE NOVA VENÉCIA-ES . (2018). Revista Ifes Ciência , 4(2), 68-83. https://doi.org/10.36524/ric.v4i2.344

Artículos similares

1-10 de 66

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.