ANÁLISE DO LETRAMENTO CIENTÍFICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE CASOS INVESTIGATIVOS ENVOLVENDO MÉTODOS DE SEPARAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2428Palabras clave:
letramento científico, alfabetização científica, TACB, casos investigativos, ensino de químicaResumen
A alfabetização científica aborda a capacidade de compreender e utilizar conceitos científicos básicos. Já o letramento científico, envolve a aplicação prática de conhecimentos em situações da vida real. Este estudo se propôs a analisar e categorizar os níveis de letramento científico entre estudantes do ensino médio da rede estadual do distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, Bahia. A metodologia consistiu em adaptar e aplicar o Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB) a estudantes do 3º ano do ensino médio, bem como criar e aplicar casos investigativos relacionados à separação de misturas. Os resultados revelaram a existência de estudantes classificados em diferentes níveis de alfabetização científica, como "em nível crítico", "a construir", "em construção" e "construída". Quanto ao letramento científico, os níveis identificados foram: "nominal", "funcional", "estrutural" e "multidimensional". Essas descobertas contribuem para uma melhor compreensão do letramento científico dos estudantes investigados e podem auxiliar na elaboração de estratégias educacionais mais eficazes nesta área.
![What is our student’s ability to discuss and propose methods for separating mixtures?](https://ojs.ifes.edu.br/public/journals/1/submission_2428_2748_coverImage_pt_BR.png)
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Ifes Ciência
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).