ANÁLISE DO LETRAMENTO CIENTÍFICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE CASOS INVESTIGATIVOS ENVOLVENDO MÉTODOS DE SEPARAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2428Palabras clave:
letramento científico, alfabetização científica, TACB, casos investigativos, ensino de químicaResumen
A alfabetização científica aborda a capacidade de compreender e utilizar conceitos científicos básicos. Já o letramento científico, envolve a aplicação prática de conhecimentos em situações da vida real. Este estudo se propôs a analisar e categorizar os níveis de letramento científico entre estudantes do ensino médio da rede estadual do distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, Bahia. A metodologia consistiu em adaptar e aplicar o Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB) a estudantes do 3º ano do ensino médio, bem como criar e aplicar casos investigativos relacionados à separação de misturas. Os resultados revelaram a existência de estudantes classificados em diferentes níveis de alfabetização científica, como "em nível crítico", "a construir", "em construção" e "construída". Quanto ao letramento científico, os níveis identificados foram: "nominal", "funcional", "estrutural" e "multidimensional". Essas descobertas contribuem para uma melhor compreensão do letramento científico dos estudantes investigados e podem auxiliar na elaboração de estratégias educacionais mais eficazes nesta área.
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